A Pesquisa Global conduzida pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive foi realizada em nove países (Brasil, EUA, Itália, Inglaterra, Espanha, França, Austrália, Alemanha, China) com 4.800 pessoas
As recentes mudanças na configuração de trabalho com atividades presenciais, híbridas ou até mesmo 100% remotas impactam diretamente na forma como os trabalhadores se alimentam durante o expediente. De acordo com a pesquisa Sodexo “O futuro da vida no trabalho”, realizada em parceria com Harris Interactive em nove países, incluindo o Brasil, constatou que os colaboradores, quando trabalham presencialmente, priorizam preço e descontos durante o almoço (67%), seguido de conveniência como pague e retire, conhecido como “take away” (42%).
Quando trabalham em casa, no entanto, optam por uma alimentação mais saborosa (64%) e, em segundo lugar, buscam a saudabilidade (45%). Dentre os entrevistados, 85% dos colaboradores optam por preparar a sua refeição quando estão no home office, enquanto 49% preferem as facilidades do delivery.
O tempo de pausa para almoço no ambiente de trabalho também foi apontado no estudo: em casa levam 52 minutos em média, enquanto aqueles que estão no presencial pausam por 43 minutos.
Segundo Tomaz Henrique Peeters, diretor de Marketing, Estratégia e Relacionamento com Clientes de Serviços Corporativos da Sodexo On-site Brasil, a maioria das pessoas começou a cozinhar em casa, tanto para manter o distanciamento social quanto para economizar, durante a crise, e descobriram o quanto isso pode também trazer benefícios para a saúde.
“O período de isolamento incentivou as pessoas a cozinharem mais aos finais de semana para descongelar as refeições, aos poucos, durante os dias de trabalho. No home office, essa estratégia facilita a rotina, e otimiza o tempo, além da escolha consciente por uma alimentação mais nutritiva durante do expediente. Depois de dois anos, isso se transformou em um hábito e a tendência é que este permaneça”, analisa o executivo.
De acordo com Renato Pelissaro, VP de Marketing e Produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos, entender as mudanças de comportamento dos trabalhadores é estratégico para que o gestor de recursos humanos apresente soluções que, de fato, atendam a nova jornada profissional do colaborador. “É importante que a empresa monte um portfólio de benefícios que dê flexibilidade ao colaborador, podendo ajustar o saldo em Alimentação ou Refeição conforme a sua necessidade.
Caso ele esteja mais presente no escritório, pode usar a modalidade “refeição” e almoçar no restaurante. Quando está em casa, o “alimentação” para fazer compras no supermercado e preparar sua própria refeição também é possível”, explica.
Dentre aqueles colaboradores que fazem suas refeições nos restaurantes corporativos (dentro das empresas), 53% planejam frequentar o restaurante com a mesma frequência do que antes da pandemia. Quanto às expectativas em relação aos serviços que os trabalhadores esperam das empresas de alimentação, os três principais são: variedade de opções e escolhas acessíveis (51%), ingredientes locais e de boa qualidade (44%) e refeições saudáveis para levar para casa, além de opções convenientes de economia (39%).
A pesquisa “O futuro da vida no trabalho” tem como objetivo compreender o impacto da pandemia na vida dos trabalhadores, incluindo repensar o conceito de “qualidade de vida”, trabalho remoto, ambiente de trabalho e aspectos que permeiam o cotidiano da jornada profissional.
Os resultados trazem aprendizados e tendências que indicam mudanças no comportamento e respostas às demandas atuais da sociedade, as expectativas e preocupações do trabalhador brasileiro, como será a nova organização e a dinâmica dos escritórios e empresas de todos os tamanhos, bem como os impactos nas mudanças dos hábitos alimentares dos trabalhadores durante o expediente.
Metodologia do estudo:
- A Pesquisa Global conduzida pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive foi realizada em nove países (Brasil, EUA, Itália, Inglaterra, Espanha, França, Austrália, Alemanha, China) com 4.800 pessoas. Em 2021, a quinta onda contemplou o Brasil.
- A pesquisa Brasil é composta por uma amostra de 600 adultos trabalhadores inseridos no mercado. O perfil é representativo com base em critérios como gênero, idade, categoria profissional e região.
- O recorte Brasil foi coletado em junho/2021 e a análise realizada ao longo do segundo semestre de 2021.