De acordo com a pesquisa Engaja S/A, realizada pela Flash em parceria com FGV, ócio criativo, poder de decisão e autonomia afetam a percepção de significado no trabalho
A Flash, plataforma de gestão da jornada de trabalho, analisou os atributos que mais impactam a percepção de significado do trabalho para os colaboradores brasileiros, e identificou que “significado do trabalho” é a segunda dimensão com mais colaboradores brasileiros engajados (55%), ficando atrás apenas da dimensão “ambiente de trabalho positivo” (57%). Os atributos que compõem esta dimensão são: autonomia; fit com o perfil (identificação com o trabalho e a empresa); equipes pequenas e empoderadas; tempo para ócio criativo; e capacidade de gerar impacto com o trabalho, além da organização. Os dados são do Engaja S/A, primeiro Índice de Engajamento de Funcionários no Brasil, desenvolvido pela Flash em parceria com a FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas) e o Grupo Talenses.
Dados inéditos da pesquisa mostram que 83% dos colaboradores avaliam positivamente o alinhamento do seu perfil com o trabalho que realizam e sentem que suas habilidades e competências se encaixam bem com seu trabalho ou se identificam com a sua função nas empresas. Além disso, 77,37% sentem que estão gerando um impacto positivo com o seu trabalho, que transcende a organização. Ainda sobre estes dois atributos, menos de 10% dos colaboradores estão ativamente desengajados em relação a eles, ou em outras palavras, insatisfeitos.
Por outro lado, ao investigar o que afeta a percepção de significado do trabalho, a pesquisa revelou que 25% dos colaboradores estão ativamente desengajados por não terem tempo para pensar, criar e descansar; 20,15% por não terem liberdade para realizar o trabalho do seu jeito; e 14% devido à falta de autonomia nas empresas.
Segundo a metodologia do Engaja S/A, criada pela Flash em parceria com a FGV, profissionais engajados estão comprometidos com os objetivos e valores da organização, motivados e dispostos a contribuir para o sucesso organizacional. Por outro lado, os ativamente desengajados estão insatisfeitos, desmotivados e desconectados dos objetivos e valores da empresa. Por isso, não dedicam energia para contribuir com o sucesso organizacional.
“Os colaboradores sentem falta de ter mais liberdade para realizar o trabalho do seu jeito, participar das tomadas de decisões e ter mais tempo para exercer a sua criatividade. O mercado tem passado por transformações cada vez mais rápidas e, neste cenário, a capacidade de aprender, pesquisar, testar e inovar, são alguns dos comportamentos que vão potencializar o impacto do colaborador na empresa”, afirma Danilo Lima, diretor de marca da Flash.
As diferentes percepções das gerações sobre o significado do trabalho
A pesquisa também descobriu que, de maneira geral, os baby boomers são a geração que melhor avalia o significado do trabalho, com 65% de engajamento. Os números caem mais de 10 pontos percentuais nas demais gerações: geração X (52%), millennials (49%) e geração Z (49%).
Ao analisar engajamento das gerações nos atributos de significado do trabalho, o fit com o perfil aparece como o mais importante para o engajamento dos millennials (83%) e da geração X (81%), mas tem menor peso para a geração Z (71%) e os baby boomers (78%).
Além disso, foi descoberto que a falta de tempo para o ócio criativo é o principal motivo do alto desengajamento entre os Millennials (30%) e a geração X (27%). Por outro lado, geração Z e os baby boomers não parecem ser impactados da mesma maneira: entre eles, o desengajamento cai para 21% e 22%, respectivamente.