87% das empresas estão otimistas com o desempenho em 2024 e 98% planejam utilizar IA em 2025.
A HubSpot, plataforma de gestão de negócios e relacionamento com o cliente, acaba de divulgar uma pesquisa que revela as principais perspectivas das empresas sobre o desempenho operacional, desafios ao longo de 2024 e o que esperam de 2025, além da percepção sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na operação.
O estudo foi realizado em novembro de 2024 e contou com a participação de mais de 500 líderes de empresas de diferentes segmentos. Destes, 55,4% são do sexo masculino e 44,6% feminino. A faixa etária predominante é de 25 até 44 anos, o que corresponde a 76% dos respondentes. Confira a seguir:
- Otimismo empresarial: 87,8% das empresas estão otimistas quanto ao final de 2024. E comparado a 2023, 79% dos respondentes acreditam que suas empresas encerraram 2024 mais fortalecidas.
- Desafios e crescimento: o principal desafio enfrentado foi o aumento de custos (64,2%), seguido por incertezas econômicas e políticas (52,2%) e inflação (60,8%). 91,4% das empresas reportaram aumento de vendas em 2024, em relação a 2023. Além disso, 79% das empresas devem aumentar seu orçamento de marketing em 2025.
- Expectativas para 2025: a maioria (87,8%) planeja aumentar a meta de vendas em 2025. E 98% dos times de vendas das empresas planejam continuar usando ou expandir o uso de IA em 2025.
- Uso de inteligência artificial (IA): 90% das equipes de vendas das empresas utilizaram ferramentas de IA em 2024, com destaque para ChatGPT (81%) e Microsoft Copilot (65,9%). Ao olhar para ferramentas de IA integradas às plataformas de CRM, 31% dos respondentes utilizam Salesforce Einstein, 15% HubSpot Breeze e 10% Zoho Zia.
- Benefícios da IA: 95,9% afirmaram que a IA proporcionou vantagem competitiva, e 99,6% relataram melhorias em produtividade e eficiência. 94% veem impacto positivo da IA na estratégia de vendas de suas empresas. 49% dos respondentes veem o ROI pelo uso de IA em 2024 como muito positivo. Entre os principais benefícios mencionados estão: aumento da produtividade, personalização no atendimento, automação de processos repetitivos e insights mais precisos para tomada de decisão.
- Riscos da IA: os principais destacados pelas empresas, foram: vazamento de dados, dependência excessiva da tecnologia e decisões enviesadas devido a dados de treinamento inadequados.