Maryana com Y, explica que o humor aumenta a sensação de bem-estar e a produtividade no ambiente corporativo
A cada dia tem se tornado mais importante debater sobre o bem-estar mental e inteligência emocional das pessoas dentro das corporações. Segundo a especialista em Inteligência Emocional e Bom Humor nas empresas e fundadora do Humorlab, Maryana com Y, foi a partir da pandemia que houve essa mudança de cenário, onde a valorização da saúde mental dos colaboradores entrou no palco de prioridades das companhias para não sair mais.
Em 2020, um estudo realizado com mais de 530 pessoas por pesquisadores das universidades dos EUA, Suíça e Alemanha aponta que o bom humor traz benefícios tanto para vida pessoal quanto para o ambiente de trabalho. “O humor não é sobre fazer piadas e sim sobre se sentir bem para fazer o bem dentro dos locais que nos colocamos e existimos”, explica a especialista.
Com a nova realidade nos formatos de trabalho e a flexibilidade promovida pela tecnologia, o bom humor acompanhado da boa administração dos sentimentos, pode ampliar a “caixa de ferramentas” de cada colaborador sobre seu manejo emocional. “Ao permitir a maior consciência dos sentimentos, sem forçar a alegria de ser feliz o tempo inteiro, o resultado vem em decisões mais assertivas com menos sofrimento e angústias cotidianas”, destaca Maryana com Y
É possível potencializar essas ferramentas com palestras e treinamentos de inteligência emocional, relacional e imaginativa, que é um despertar para temas relevantes no mercado para que as empresas implementem o desenvolvimento a longo prazo tanto para as lideranças, como para toda equipe. Dinâmicas que trazem para a consciência a importância do bem-estar e da qualidade de vida, promovem um direcionamento mais potente das emoções diante das adversidades e promovem a criatividade e resultados melhores nas atividades desenvolvidas.
Esses investimentos por parte das corporações impactam diretamente no fortalecimento de identidade, criando um ambiente seguro, que além de fortalecer as relações também favorece a inovação profissional de cada pessoa.
A inteligência emocional e o bom humor são ainda mais importantes para evitar a construção de ambientes tóxicos de trabalho, onde pessoas que fazem o bem para si mesmas também transbordaram o bem para sua equipe. “Hoje para as pessoas é indispensável um ambiente de trabalho que permita um equilíbrio maior na vida pessoal e profissional, com benefícios voltados à saúde mental, como acesso a terapias, academia, entre outros, onde conseguem eliminar o estresse e levar o equilíbrio encontrado nessas atividades para relações profissionais de maneira saudável e enriquecedora para todos ”, finaliza.