A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, sempre em busca de espelhar a sociedade com esforços amplos em diversidade e inclusão, promovendo discussões tocando diferentes áreas do negócio, anuncia a criação do movimento #PrideSkill , que tem como objetivo facilitar a busca por profissionais LGBTI+, encorajando-os a incluírem “Pride” como uma competência em seu perfil profissional no LinkedIn. A iniciativa conta com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e foi desenvolvida em parceria com a agência de publicidade Grey Brasil.
Nos últimos anos, muitas empresas passaram a implementar políticas de inclusão de minorias políticas, mas, muitas vezes, quando uma empresa necessita ir ao mercado para encontrar profissionais, a busca se torna um desafio, uma vez que, não há maneiras de identificar se uma pessoa é LGBTI+ só pela foto ou nome no currículo.
Sendo assim, a P&G, com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, quer encorajar as pessoas a se identificarem como LGBTI+ e incluírem “Pride” como uma competência em seu perfil profissional. Desta maneira, os recrutadores conseguirão encontrar esses profissionais muito mais facilmente, além de dar total visibilidade aos membros da comunidade e gerar uma onda de postagens e compartilhamentos cheias de orgulho.
O Movimento #PrideSkill busca impactar positivamente a sociedade, atribuindo um novo olhar para a presença de profissionais LGBTI+ no mercado de trabalho e mudar as regras do jogo no mundo dos negócios, facilitando o encontro de profissionais e empresas inclusivas. A iniciativa surgiu através do pilar de afinidade LGBTI+ da companhia, o GABLE (Gay, Ally, Bisexual, Lesbian & Transgender Employees), originado em 2010 no Brasil com o objetivo de criar um ambiente inclusivo em que funcionários se sintam seguros, valorizados e aceitos, fazendo com que eles consigam performar ao seu máximo.
“Não vamos descansar até conseguirmos fazer uma diferença real na vida das pessoas e seguiremos nossa trajetória intencional em busca de um mundo em que todos possam prosperar independente de orientação sexual, identidade de gênero, etnia, cultura e outros aspectos que nos tornam únicos”, diz Juliana Azevedo, presidente da P&G Brasil.
“A maioria das pessoas LGBTI+ ainda se sentem tolhidas nos seus ambientes de trabalho ou até mesmo com acesso restrito de determinados espaços considerados corporativos. Promover a empregabilidade de pessoas LGBTI+ é uma das razões de existência do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Entendemos que a promoção do acesso a renda por meios variados, não apenas o emprego, exige compromisso com o enfrentamento da LGBTI+fobia. São atitudes como a da P&G que inspiram outras empresas a se engajarem em uma agenda positiva e responsável, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural da sociedade”, diz Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
“A Grey conta com um time muito diverso em gênero, etnia e orientação sexual, e por isso o processo criativo foi super natural. Nosso maior objetivo é iniciar um movimento em que empresas fortaleçam suas políticas de inclusão. Queremos incentivar as pessoas a terem orgulho de mostrar quem são, sem medo. Começar com uma empresa do tamanho da P&G, é só um incentivo ainda maior para acreditar que outras marcas vão se unir a essa campanha”, complementa Guilherme Rex, diretor de Criação da Grey Brasil.
Para saber mais e se juntar ao movimento, acesse try.descubrapg.com.br/prideskill/ .