Mundo RH

Philip Morris Brasil é a primeira empresa a receber certificação por remunerar igualmente homens e mulheres

Reconhecimento inédito reforça o compromisso com programas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo

A Philip Morris Brasil (PMB) é a primeira empresa do País a receber a certificação EQUAL – SALARY, por remunerar igualmente homens e mulheres por trabalho equivalente. O reconhecimento internacional e independente, feito pela organização suíça Equal Salary Foundation, consolida o compromisso da empresa com políticas e práticas que valorizam a igualdade de gênero.

“Para nós, na PMB, diversidade e inclusão vão além do discurso. Temos o compromisso em construir uma cultura inclusiva e diversa, que respeita e valoriza igualmente todo colaborador”, comenta Manuel Chinchilla, presidente da Philip Morris Brasil. “Quando estamos em uma sociedade em que mulheres recebem em média 23% a menos do que homens que desempenham a mesma função, é nossa obrigação fazer algo a respeito”, enfatiza.

A comunicação ao mercado sobre a certificação foi feita nesta terça-feira (26/2), em São Paulo, durante mesa redonda com a participação da gerente para os Princípios do Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, a empreendedora e palestrante Lais Trajano, a diretora de Desempenho e Remuneração do Banco Santander, Germanuela de Abreu, o gerente sênior de Remuneração da Sodexo, Ronaldo Nóbrega, a diretora de Pessoas & Cultura da Philip Morris Brasil, Karen Ramirez, o sócio líder de Diversidade da PwC Brasil, Marcelo Cioffi, e a deputada distrital e idealizadora da plataforma #Ligadelas, Julia Lucy.

Em todo o mundo, a Philip Morris International passa por uma grande transformação de seu negócio, apostando na ciência e na tecnologia para um mundo sem fumaça, a partir do desenvolvimento de produtos de risco reduzido (RRPs), que são melhores alternativas do que o cigarro, já que não envolvem a queima do tabaco, que é a principal causadora das doenças relacionadas ao tabagismo.

A certificação inédita obtida pela PMB contribui ainda mais para esse momento tão importante de transformação da companhia, tanto na formação como na retenção de equipes inclusivas e diversas, essenciais para o atual momento de inovação.

Para a conquista do selo, a PMB passou por uma auditoria qualitativa do compromisso da empresa com os princípios de remuneração igualitária, da percepção do colaborador sobre esse tema e das políticas e práticas de Recursos Humanos para identificar possíveis pontos cegos entre gênero, com a recomendação de ações para mitigá-los. Com isso, o processo para a certificação ajuda a identificar áreas de melhoria e apoia os esforços para enfrentar o desafio de eliminar eventuais diferenças entre gêneros.

A auditoria foi feita pela PwC que é a parceira da Equal Salary Foundation na certificação de empresas que promovem a equidade salarial em todo o mundo. “Empresas que buscam a certificação possibilitam uma inclusão efetiva ao oferecer oportunidades iguais para homens e mulheres”, diz Marcelo Cioffi, sócio líder de diversidade da PwC Brasil.

Trabalho contra a desigualdade de gênero

As diferenças no mercado de trabalho ainda são grandes em todo o mundo. O Relatório Sobre Disparidade de Gênero, publicado em dezembro pelo Fórum Econômico Mundial, apontou que ainda serão necessários 202 anos para que as desigualdades econômicas, incluindo a salarial, entre homens e mulheres sejam totalmente eliminadas. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens.

Dessa forma, a certificação EQUAL-SALARY, recebida pela PMB, coloca a empresa na liderança das melhores políticas em relação à diversidade e reforça o objetivo maior da Philip Morris International de se tornar um local de trabalho inclusivo e com equilíbrio de gênero. Hoje, as mulheres detêm 42% de todas as funções gerenciais na PMB e a empresa está no caminho para atingir sua meta global de 45% até 2019.

Para a fundadora e CEO da Fundação EQUAL-SALARY, Véronique Goy Veenhuys, a PMB pode se orgulhar da certificação, que a coloca na vanguarda da rigorosa e independente metodologia EQUAL-SALARY no Brasil. “Enquanto hoje ainda não podemos dar como garantido o pagamento igual para o trabalho equivalente, o compromisso de empresas como a PMB é um passo positivo na jornada à igualdade salarial global e contribui para o desafio mais amplo de reduzir as desigualdades salariais entre homens e mulheres.”

Para a Philip Morris Brasil (PMB), organizações com equipes diversas e uma cultura inclusiva são mais inovadoras e bem-sucedidas. Por isso, o tema de inclusão e diversidade é tão relevante para a empresa, fazendo parte de seus valores e comportamentos esperados por todos os colaboradores.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios