Com novo negócio, PicPay é o único a reunir pagamentos de vales e salários e a oferecer antecipação sem taxas; Novidade, batizada de PicPic, tem o objetivo de dar mais poder de escolha para colaboradores e ‘RHs’
Às vésperas do Dia do Trabalho, o PicPay anuncia a entrada no segmento de benefícios corporativos com soluções que vão desde vales (refeição, alimentação e gasolina) flexíveis e compartilháveis até antecipação, pagamento de salário e gestão de folha. Com isso, a empresa reúne vantagens tanto para colaboradores quanto para os RHs em uma única plataforma.
Com o novo serviço, batizado de PicPic, os usuários poderão receber os vales e proventos tanto no cartão e/ou na própria conta digital com a possibilidade de antecipar o salário sem pagar taxas e quantas vezes quiser. A novidade ainda permite transferir o saldo dos benefícios entre categorias e também com familiares – o que nenhuma outra empresa oferece. Na outra ponta, os RHs e empresas ganham agilidade e redução nos custos de operação.
“Queremos ser uma solução que entrega para o trabalhador muito mais do que um cartão para receber benefícios, mas uma experiência totalmente nova, que ajuda a dar um fôlego quando as contas apertam para que ele evite linhas de crédito mais caras, e que dá poder de escolha e liberdade para gerenciar tudo que recebe da empresa. Além de cumprir o papel de realmente ser um benefício para o colaborador, ajuda o RH a reter e engajar ainda mais seus talentos”, diz Danilo Caffaro, VP de Serviços Financeiros Pessoa Física. O nome PicPic vem da palavra inglês “pick”, que significa “escolha”.
A solução foi testada por oito meses com cerca de 10 mil colaboradores do PicPay e empresas parceiras. Os produtos já estão em pleno funcionamento e a ambição é chegar a 400 mil vidas (beneficiários) até o fim do ano.
O PicPic pode ser utilizado em qualquer lugar que aceita cartão de crédito ou pagamento por QR Code (crédito ou PicPay). E tem a vantagem de ser 100% digital, ou seja, o usuário não precisa ter o cartão em mãos.
Empresas e departamentos de recursos humanos já podem oferecer o novo produto aos seus funcionários. O PicPay está apto a atender de micro e pequenas empresas até as maiores contempladas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Renovação no mercado de benefícios
No ano passado, o governo publicou o sancionou a lei que trouxe mudanças no PAT capazes de estimular a competitividade. Um exemplo é o fim da prática de “rebate”, espécie de “bônus” dado pelas emissoras dos cartões às empresas e RHs, mas que tinha como consequências o aumento da taxa que esses emissores cobravam dos estabelecimentos e dos preços ao consumidor final.
Ainda estão em discussão a portabilidade de benefícios, ou seja, a liberdade para o usuário escolher a solução de benefícios que preferir e a possibilidade de utilizar o cartão em qualquer maquininha (interoperabilidade).
“Em 45 anos de regulação, a maior inovação no mercado de vale-refeição foi evoluir do papel para o cartão. Com as novas mudanças e a maior competitividade do setor, estamos diante de uma corrida por inovação e melhores produtos e experiências. Nessa disputa, quem ganha é o trabalhador, que passa a ser o centro da discussão, e o RH”, diz Tiago Vasconcelos, executivo da nova unidade de negócio do PicPay.
Estima-se que o mercado de benefícios movimente R$ 150 bilhões e é um “oceano azul”, com 90% do market share concentrado em poucas empresas. Hoje, o PicPay tem 30 milhões de clientes ativos que utilizam o app para fazer Pix, guardar dinheiro, receber salário, fazer recargas, contratar empréstimo e demais funcionalidades. Há também usuários que são empreendedores e grandes empresários que já usam as soluções do PicPay e o pagamento por QR code para vender produtos ou serviços.