Por Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário
Já não é novidade que houve uma mudança nos fatores que influenciam alguém a participar de um processo seletivo ou escolher uma empresa para trabalhar, a proposta de um salário fixo não agrada quem está em busca de desenvolvimento. De acordo com pesquisa realizada com mais de 1000 trabalhadores em 2022, disponibilizada pela Creditas, a possibilidade de crescimento/ plano de cargos e salários é o fator mais mencionado por funcionários como maior peso para a escolha de entrada em uma empresa ou participação em processo seletivo.
O plano de carreira é o caminho profissional que o funcionário busca trilhar ao longo de sua jornada em uma empresa, quando a empresa oferece esse plano ao seu colaborador, cria-se uma segurança naquela pessoa em relação ao seu futuro. Essa é uma questão válida para grandes e pequenas empresas, como exemplo, na Academia do Universitário, nós temos reuniões recorrentes com cada pessoa, estagiários e gestores, para entender as expectativas do colaborador e apresentar as expectativas da empresa em relação ao seu desenvolvimento.
Um plano de carreira individual é ideal para aprimorar a equipe como um todo, focando nos aspectos individuais de cada um, tendo como efeito o aumento na produtividade, engajamento e consequentemente na atração e retenção de talentos, diminuindo a rotatividade e desmotivação. Para implementar um plano de carreira é fundamental esclarecer para o colaborador sobre as suas possibilidades de crescimento dentro da empresa.
Outro ponto importante para refletir é o desenvolvimento de lideranças nesse ambiente, exemplo disso é a Amazon que possui princípios de liderança que valorizam a possibilidade de mobilidade na empresa na formação de novos líderes: “Líderes elevam o nível de desempenho na empresa a cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e encorajam a sua mobilidade na empresa. Líderes formam líderes e levam a sério o seu papel de coach. Trabalhamos pelos nossos times para criar mecanismos de desenvolvimento”.
Concluindo, o que um funcionário ou futuro funcionário busca, é um ambiente que ofereça segurança para que ele possa se desenvolver dentro da empresa e alcançar novos cargos. Dessa forma, é fundamental que esse plano seja apresentado desde a contratação e ao longo da trajetória do colaborador baseado no desenvolvimento de cada um dentro da empresa. Uma das possibilidades é através do plano de cargos e salários, que formaliza os cargos que a organização possui e quais são as competências indispensáveis para alcançar uma nova posição.