Benefícios

Plano odontológico, qual importância desse benefício para a empresa?

O plano odontológico tem se destacado entre os benefícios oferecidos pelas empresas

Hoje em dia, os benefícios de assistência médica, vale-alimentação ou refeição, vale-transporte são oferecidos pelas organizações em função aos seus colaboradores, esses são considerados como benefícios básico dentro do Brasil. Tais benefícios, não deixam de ser um chamariz para as empresas na hora da contratação, muitas pessoas buscam empresas que dão muitos benefícios até mesmo se tendo um salário não tão compensatório quanto a esses.

Se uma empresa não oferecer benefícios básicos como os mencionados, e além disso não acrescer de extras como seguro de vida, plano de carreira, bônus, participação nas ações da empresa como por exemplo, ela pode perder colaboradores valiosos e, até mesmo, não conseguir recrutar um profissional qualificado que possua uma maior exigência, perdendo-o para outra organização que ofereça mais atrativos.

Portanto, nesse cenário de competitividade nos pacotes de benefícios oferecidos pelas empresas, os profissionais de Recursos Humanos (RH) devem encontrar meios financeiramente viáveis para as organizações de cativar os seus colaboradores, prezando sempre os resultados rápidos, eficientes e de baixo custo.

Nesse contexto, o plano odontológico tem se destacado entre os benefícios oferecidos pelas empresas, oferecendo uma série de vantagens que devem ser levadas em consideração pelo setor de RH das empresas.

As vantagens de se oferecer um plano odontológico aos colaboradores

Uma pesquisa da Agência Nacional de Saúde (ANS), realizada no início de 2019, constatou que a qualidade de vida e bem-estar das pessoas aumenta consideravelmente por meio de uma boa saúde bucal, por isso, ter um atendimento diferenciado pelo dentista, através do plano odontológico empresarial pode fazer a diferença em relação à competitividade da organização em recrutar e manter profissionais talentosos.

Além disso, um plano odontológico oferecido como benefício pela empresa também pode trazer outras vantagens, tais, como:

  • Baixo custo

O plano odontológico é um dos benefícios mais baratos entre as diversas outras opções do mercado. Dessa forma, torna-se uma alternativa financeiramente viável para as empresas ao mesmo tempo em que impacta significativamente na vida dos colaboradores.

  • Satisfação e produtividade

Ao oferecer um plano odontológico aos colaboradores pode significar um aumento na satisfação e na produtividade da empresa. Primeiramente, porque problemas com a saúde bucal pode afetar a satisfação e a qualidade do serviço prestado pelos trabalhadores, por isso, oferecer esse benefício e incentivar o seu uso pode afetar esses dois aspectos importantes.

  • Benefícios estendido

O baixo custo do plano odontológico ainda permite que as empresas forneçam esse benefício estendido aos familiares dos colaboradores, fazendo-os perceber que a empresa se importar com o funcionário e a sua família, além de passar uma imagem muito positiva.

  • Competitividade

Mesmo que não esteja no topo da lista dos benefícios procurados pelas pessoas na hora de aceitar uma vaga de trabalho nas empresas, o plano odontológico pode sim afetar a competitividade de uma empresa.

Isso porque a procura por planos individuais nesse segmento aumento consideravelmente nos últimos anos. Segundo a ANS, o crescimento foi de 500%, além disso, a procura por tratamento odontológico e equipe técnica capacitada para atender a casos urgentes de saúde bucal tem batido recordes, pois as pessoas somente procuram tratamento odontológico quando passa por problemas nessa área. Muitas vezes os colaboradores reclamam de dores de cabeça (enxaqueca), que podem ocorrer devido algum problema na arcada dentária.

Portanto, mesmo não sendo considerada prioridade no mercado esse tipo de plano. Verifica-se que um plano odontológico faz parte de uma gestão mais completa referente a saúde dos colaboradores da empresa. Evitar problemas nessa área, como também, oferecer vantagem competitiva na hora de contratar ou fidelizar o quadro de funcionários de uma empresa.

Então, através de um pacote de benefícios com os mais diferentes atrativos, os colaboradores de uma organização ficarão ainda mais satisfeitos, produzirão mais e ficarão muito mais motivados no trabalho, sendo que todos esses aspectos influenciam positivamente nos negócios da empresa.

Clique e confira nossos conteúdos publicados nas editorias de benefícios, saúde, qualidade de vida, segurança do trabalho, gestão de pessoas, boas práticas e soluções para RH

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar