De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae com base no Caged, as PMEs são responsáveis por 8 a cada 10 empregos no Brasil. Para os pequenos e médios empresários, fornecer benefícios atrativos para esses colaboradores pode parecer um desafio, principalmente quando se compara com grandes empresas, que possuem recursos financeiros mais robustos. Mas, com muitas mudanças no mercado de trabalho nos últimos tempos, assim como novos hábitos corporativos dos brasileiros, a questão financeira já não deve ser um impeditivo para fazer boas ofertas de trabalho.
Acredito que mesmo sem ter muita sobra de investimento, pequenas e médias empresas devem ser capazes de pensar em novas maneiras de cuidar do dia a dia dos trabalhadores. Muitas pessoas, principalmente da nova geração, já não se atraem mais somente por dinheiro ou pelos benefícios tradicionais, como VA e VR. Outras vantagens ligadas à saúde, bem-estar e reconhecimento, além de um bom ambiente de trabalho, também são diferenciais para atrair ou manter os colaboradores no emprego
Uma pesquisa realizada pela Up Brasil mostra que 94% dos profissionais avaliam o que a contratante oferece, além do salário, antes de aceitar ou mudar de trabalho. Pensando nisso, separei algumas soluções com baixo custo que podem ajudar as PMEs na relação com seus funcionários. Confira:
Conheça os seus funcionários
Ouvir os funcionários e conhecer as suas necessidades e preferências é fundamental para desenvolver um planejamento de benefícios da empresa. Deste diálogo podem sair boas ideias e referências de como oferecer os benefícios corretos a cada colaborador, visto que podem variar.
Incentive a capacitação
Funcionários sem incentivos tendem a ficar desmotivados. Para evitar que isso aconteça, estimule constantemente o desenvolvimento técnico e intelectual do seu colaborador, sempre mostrando a possibilidade de crescimento na sua empresa. Uma maneira de ajudar a sua equipe nesse processo é levar cursos, palestras e eventos para a empresa. Alguns são gratuitos, on-line e podem trazer resultados incríveis.
Salário emocional
Este é um benefício que vai além do dinheiro. O termo se refere àquilo que as empresas oferecem sem que seja monetário: um bom clima corporativo, incentivos emocionais e motivacionais, planos de cargos e carreiras, benefícios que auxiliem o engajamento do profissional e o reconhecimento. A ideia vem repercutindo no meio corporativo e está ajudando muito na satisfação dos colaboradores em seus empregos.
Além disso, apostar no bem-estar do funcionário dentro do local de trabalho é um dos melhores investimentos. Além de não gastar, é certo que poderá ter o retorno em crescimento e produtividade. Afinal, nada adianta oferecer ótimas vantagens em um clima organizacional ruim.
Adiantamento salarial
A produtividade está diretamente ligada ao bem-estar dentro e fora do trabalho. Se uma pessoa estiver passando por algum problema financeiro, por exemplo, ela não conseguirá desempenhar sua função de forma efetiva, pois estará preocupada em resolver. Pensando em ajudar os colaboradores nesta situação, empresas estão oferecendo modelos de benefícios além dos tradicionais, como o cartão de antecipação salarial, que pode aliviar o orçamento pessoal.
O benefício, que é simples e efetivo, auxilia as pessoas com um imprevisto financeiro. Para as empresas, além da questão do bem-estar e eficiência dos trabalhadores, este pode ser um benefício sem custos. Ele não será feito com o caixa da organização, mas sim com um limite para o colaborador no cartão. Assim, não há gastos associados a este produto.
Premiações em forma de reconhecimento
Este tipo de benefício ajuda na melhoria do clima organizacional das empresas, no incentivo ao time na busca por metas e na maneira de surpreender os colaboradores através de uma atitude de gratidão. Além disso, é um jeito rápido e prático para reconhecer seus talentos.
Hoje já existem diversas maneiras de contemplar os seus colaboradores, inclusive financeiramente. Os Up Gift e Up Premiação são dois exemplos de cartão que ajudam os negócios a oferecerem tipos diferentes de gratificação. Eles possibilitam que os trabalhadores gastem o bônus da forma que desejarem, podendo consumir em diversos pontos credenciados com total liberdade e escolha.
Sobre a Up Brasil
A Up Brasil é uma multinacional de benefícios corporativos presente em 22 países que atua no modelo de cooperativa com foco regional para atendimento próximo aos clientes, fomentando a economia local entre empresas e estabelecimentos. A companhia também faz a gestão de benefícios para auxiliar os times de recursos humanos, trazendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores, aumentando sua felicidade, engajamento e produtividade. A empresa está entre as líderes do seu segmento e faz parte do Grupo Up, fundado em 1964, na França, chegando ao Brasil em 2016. A multinacional conta com mais de 21 milhões de beneficiários e 1 milhão de clientes em todo o mundo, sempre planejando ações econômicas contemplando atitudes éticas, conscientes e que colaboram para um planeta melhor.
PMEs: Como oferecer benefícios atraentes para os funcionários sem gastar muito?
No cargo de Diretor de Customer Experience na Up Brasil, ele lidera diversas áreas, incluindo "Jornada do Cliente", "Jornada de Estabelecimento", "Qualidade", "Suporte Técnico", "SAC" e "Governança Corporativa". Sua atuação centra-se na implementação de processos e estruturas voltados à cultura do cliente, contribuindo para a fidelização e satisfação dos mesmos. Com passagens por posições estratégicas como Diretor Comercial, Gerente Executivo, Gerente Regional e Supervisor de Vendas, tem experiência em alguns dos maiores grupos empresariais do Brasil, abrangendo os setores de Consumo, Recrutamento & Seleção e Serviços Financeiros. Nesses papéis, demonstrou sua capacidade de liderança ao dirigir equipes bem-sucedidas e obter resultados expressivos no crescimento dos negócios. Sua extensa trajetória nas áreas comerciais e de experiência do cliente lhe permitiu aprimorar suas habilidades de liderança, gerenciamento e negociação.
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