Andre Gaigher, CEO do Estúdios Flow, destaca o cenário brasileiro em 2022 e a expectativa para 2023
Considerado a grande tendência em comunicação e na forma de consumo de informações e entretenimento, o universo dos podcasts se consolidou de vez em 2022 no Brasil. Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda. Mais de 40% dos brasileiros conectados já entraram para o mundo de podcasts , segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e do IBOPE.
Com os indicativos do mercado, em 2023 e ao longo dos próximos anos, haverá ainda mais espaço para crescimento. A estimativa da eMarketer é que a audiência do formato chegue a 23,5% da população mundial até 2024. Ou seja, quase um em cada quatro internautas no mundo logo será ouvinte de podcast.
Um case nacional que comprova este alcance é o do Estúdios Flow, a produtora de conteúdo com o maior hub de podcasts do Brasil, reúne grandes podcasts de audiência e destaque do país, como o Flow Podcast, com Igor Coelho no comando do programa, o Venus, com Criss Paiva e Yasmin Yassine, Ciência Sem Fim, com o geofísico Sérgio Sacani, o Avesso, liderado pelo escritor Ferréz, além dos programas Flow Sport Club, Amplifica, Kritikê e Prosa Guiada.
O Flow Podcast teve notável representatividade nas eleições de 2022, com a participação dos candidatos à presidência da república, Lula e Jair Bolsonaro. Conforme o YouTube, em levantamento divulgado neste mês, o Flow Podcast foi campeão de audiência nesses programas com a participação do presidente Jair Bolsonaro e com o candidato eleito, Lula. O videocast ainda ocupou os primeiros lugares do top 10 da plataforma.
Em 2022, o podcast tornou-se popular entre as gerações mais jovens através de streamers e influenciadores. Nos próximos anos, a tendência continuará a subir e mais celebridades se juntarão a um formato indispensável para o público mais jovem. Essa tendência já começou a pressionar os criadores de podcasts independentes a dar um salto necessário para o videocast, aproveitando a interação com a comunidade nas principais plataformas digitais da atualidade, como YouTube, Instagram, Tik Tok e Twitch.
Segundo a pesquisa da consultoria PWC, espera-se que a audiência do podcast cresça para 26,6 milhões de ouvintes até 2026, gerando uma receita estimada em € 590 milhões. Uma verdadeira explosão do formato, que já está causando o aumento do investimento na produção de conteúdo, requerendo áudio e imagem de qualidade, resultando em uma maior profissionalização.
“Em 2023 teremos um movimento de podcasts multiplataforma, com forte crescimento da personalização e da especialização de conteúdos, especialmente orientados para a informação, bem como a relevância da comunidade, onde o apresentador poderá consolidar a sua profissão através da monetização das suas criações por meio de subscrições e publicidade, que resultará em maior profissionalização do segmento. Nós estamos investindo muito nessa direção e certamente o público sentirá os efeitos positivos de todo esse movimento”, destaca Andre Gaigher, CEO do Estúdios Flow.