Benefícios que atendem colaboradores com filhos garantem a tranquilidade durante a jornada de trabalho
O Grupo Boticário acredita que homens e mulheres contribuem para resultados mais harmônicos, por meio da diversidade de abordagens e pensamentos. A promoção da equidade de gêneros acontece não apenas no ambiente de trabalho, como também na discussão sobre o ambiente familiar e social. “Oferecemos os mesmos benefícios para homens e mulheres e mantemos um ambiente em que a equidade de gênero está presente porque compreendemos que esta é uma das principais alavancas de transformação social e econômica”, afirma Graziella D’Enfeldt, diretora de recursos humanos do Grupo Boticário.

A começar pelo exercício da paternidade: para que os homens discutam as novas constituições familiares e consigam perceber diferentes papéis que desempenham, os futuros papais participam de encontros sobre paternidade responsável. Esses encontros são conduzidos por especialistas da área e são o principal requisito para que os homens usufruam da licença paternidade de 20 dias. Após o nascimento do (a) bebê, os colaboradores recebem em casa a visita de uma consultoria especializada para ajudar os pais nos primeiros cuidados com o bebê e na organização familiar. Tanto a licença paternidade quanto o apoio ao bebê recém-chegado nas famílias são oferecidos em uniões homoafetivas e para filhos adotivos.
Os homens hoje são 44% do quadro de funcionários do Grupo Boticário. Suas esposas e filhas participam do Programa de Gestantes, para discutir a preparação da família para a chegada do bebê. Os papais também têm direito a auxílio educação infantil para custear as despesas com educação dos filhos com idade de 4 meses a 6 anos ou até o término da educação infantil. Também é oferecido o o Auxílio Babá para homens e mulheres que tenham filhos com idade de 4 meses até dois anos não atendidos pelo reembolso de educação infantil.
No caso dos pais que atuam na planta de São José dos Pinhais-PR, o Centro Educacional Annelise Krigsner (CEAK) atende os pequenos com faixa etária de 4 meses até 6 anos de idade. Inaugurado em 1997 com o objetivo oferecer educação infantil aos filhos de colaboradores o CEAK tem capacidade para receber até 180 crianças. Oferece para os filhos de colaboradores enfermaria e serviços de pediatria, espaço de balé e judô, sala de cinema, refeitório, biblioteca e Teatro de Bonecos Dr. Botica, numa estrutura que ocupa uma área de cerca de 1.200 m².

Necessidades especiais, como uma nutrição diferenciada, atendimento psicológico ou até mesmo apoio para pais com filhos especiais são também atendidos por outros programas. “Todos esses benefícios nos permitem aproveitar a paternidade com mais consciência e contribuindo da melhor forma para minha família”, afirma. Thiago Harbar Machado, da área de people analytics, pai do Theo, de 4 meses e da Sophie, de 3 anos.