ArtigoGestãoMundo RH

Por que a área de Recursos Humanos ganhou tanto destaque durante a pandemia?

Na MDS Brasil, desde o início da pandemia foram definidas prioridades muito claras, figurando o cuidado com nossos colaboradores e suas famílias no topo da lista

Ao longo dos últimos anos, o departamento de Recursos Humanos enfrentou constantes transformações e, pouco a pouco, tornou-se um setor essencial para empresas que querem progredir em termos de governança, integração e responsabilidade social. Mesmo tendo assumido esse papel mais estratégico e menos operacional nas organizações, a área teve atuação fundamental e foi ainda mais valorizada durante a pandemia do coronavírus – período marcado por mudanças bruscas nos âmbitos pessoal e profissional.

De acordo com pesquisa conduzida pela Creditas com profissionais de RH, 36% dos trabalhadores do setor destacaram a resiliência como a palavra de ordem durante o enfrentamento da covid-19. E não é para menos: logo no início da crise sanitária, diversos funcionários trocaram o escritório pelas quatro paredes de suas casas e passaram a trabalhar no modelo Home Office. Enquanto isso, as áreas de Recursos Humanos se mobilizaram imediatamente para encontrar formas de continuar a cuidar dos colaboradores de forma integral e mantê-los motivados e engajados, mesmo que longe das instalações da empresa.

Comunicação ativa e cuidado

Na MDS Brasil, desde o início da pandemia foram definidas prioridades muito claras, figurando o cuidado com nossos colaboradores e suas famílias no topo da lista.  E, como todos os colaboradores estavam trabalhando de forma remota, uma prática foi identificada como essencial: a boa comunicação. A empresa também colocou em prática muitas ações de cuidado e acolhimento, seja se fazendo presente na vida dos colaboradores nas datas festivas — ainda que à distância —, ou com a organização de happy hours e encontros virtuais com a liderança.

Não por acaso, viu-se a necessidade de cuidar ainda mais da saúde mental dos trabalhadores e combater a ansiedade e outros efeitos colaterais provocados pelo isolamento social. Orientações para o bem-estar, atendimento psicológico e diálogos — a exemplo da palestra “Como educar seus filhos em tempo de constante inovação”, ministrada pela Dra. Carla Caligiorne — entraram em jogo para reforçar o cuidado com as nossas pessoas, reiterando-se a importância do cuidado com a saúde para a busca do bom desempenho corporativo, mesmo em meio a tantas adversidades.

Na busca por atender nossos colaboradores, seus familiares e nosso clientes, além da preocupação com o impacto das nossas decisões na sociedade, foi criado um comitê de saúde multidisciplinar com a coordenação da nossa equipe médica própria, que incansavelmete se mostrou sempre presente no apoio à saúde física e mental de quem precisou. Nesse período, vimos no mercado de saúde a migração gradual do foco de atenção da prevenção e gestão da saúde física para a saúde mental, inclusive com a crescente utilização de serviços de telemedicina.

Conexão e capacitação

Já em termos de ferramentas, a empresa empreendeu avanços importantes. Um dos destaques foi o Conexão RH: um canal dentro da intranet com informes, notícias e um espaço aberto para os colaboradores dialogarem com o departamento de Recursos Humanos. Outro grande lançamento foi a Academia MDS, uma plataforma para formação profissional repleta de  cursos on-line de hard e soft skills, inteligência emocional, gestão e outras áreas de conhecimento — tudo disponibilizado a partir de conteúdos proprietários ou por meio de parcerias com instituições especializadas em educação. O canal segue a tendência do self-service, ou seja, os funcionários são livres para escolher no que desejam se especializar e em que momento do dia-a-dia.

Embora inesperados, os desafios e as mudanças provocadas pela pandemia transformaram as áreas de Recursos Humanos em celeiros repletos de novas soluções para cuidado, gestão, desenvolvimento e engajamento de colaboradores. Com o auxílio deste departamento, as companhias tornaram-se capazes de elevar sua gestão a um novo patamar ainda mais tecnológico, humanizado e orientado a resultados.

Não tenho dúvidas do protagonismo da área de RH na transformação da forma de trabalho nas empresas, bem como do seu papel de guardião da cultura organizacional, através de conexão colaborador-empresa mantida por todo esse período, ainda que à distância. E na MDS não foi diferente, tendo sido a nossa área de Recursos Humanos reconhecida como a “Equipe do Ano”, no  evento de fim de ano realizado em dezembro — de forma virtual, é claro!

Por Ariel Couto, CEO da MDS Brasil e Americas Regional Manager da Brokerslink

Botão Voltar ao topo