Promover um ambiente de trabalho inclusivo e com diversidade tornou-se essencial para a maioria das empresas. Acredito que nenhum negócio terá sucesso sem implementar políticas de diversidade a longo prazo. Fato comprovado por estudos como a pesquisa da McKinsey, de 2018, que descobriu que as empresas mais avançadas em diversidade de gênero em suas equipes executivas tinham 15% mais chances de obter lucratividade acima da média do que outras. Além disso, quando se trata de diversidade étnica e cultural, a descoberta foi de 33% de probabilidade de desempenho superior.
Promover um ambiente com diversidade ajuda muito a aumentar o engajamento dos colaboradores e melhora a capacidade de inovação. Se a Kimberly-Clark oferece o essencial para tornar a vida melhor em todo o mundo, posso dizer, com certeza, que ela tem um perfil muito diversificado de consumidores. E como a empresa oferece produtos para bilhões de pessoas todos os dias, nossos líderes e equipes devem estar atentos as diversas necessidades e preparados para inovar de acordo com elas.
Nossa empresa está em uma jornada para promover a inclusão e a diversidade há mais de 35 anos. Nos últimos, esse tema ganhou importância e estou realizando meu sonho de fazer parte da equipe que está ajudando a acelerar essa mentalidade e cultura na K-C. Devo lembrar que sou um exemplo claro dessa mentalidade de inclusão: no ano passado, fui a primeira mulher latina nomeada para um cargo de Vice-Presidência Global. Isso me deixa muito orgulhosa, porque acredito no poder da inclusão e faço disso meu propósito profissional.
Outro motivo para comemorar é a realização da nossa 1ª Semana Global de Inclusão este ano. Fico feliz em ver que uma atividade que começou com nossos funcionários na América Latina em 2019, agora alcançou representação internacional. Apesar de ser um ano desafiador no geral, 2020 certamente representou um marco para nossa visão de inclusão e diversidade. Há muito tempo que buscamos fortalecer a conexão entre esses dois conceitos. E, nesse processo, entendemos que era necessário aprofundar nossa determinação e aguçar nosso foco se queremos continuar dispostos a ser a empresa mais inclusiva e com mais diversidade que pudermos ser.
Decidimos transformar nossa cultura e estabelecer uma mentalidade padrão, para que todos nos sintamos capacitados para idealizar, inovar e contribuir para o crescimento do negócio. Melhorar a diversidade da nossa equipe com novas iniciativas para atrair, reter e desenvolver os melhores talentos também é fundamental. Finalmente, e o mais importante, estabelecemos que a inclusão deveria vir primeiro. E eu te digo o porquê:
- Não há efeito a longo prazo na promoção da diversidade sem inclusão. Ambos os conceitos estão interligados de forma que a diversidade só existe em um ambiente de trabalho onde cada indivíduo tem as mesmas chances e oportunidades de prosperar.
- Inclusão é o poder que desencadeia a diversidade. A inclusão é um motor de crescimento que faz com que diversas equipes desbloqueiem e ativem talentos. Existe uma verdadeira magia que acontece quando os talentos são capacitados para fazer o seu melhor, e a inclusão é a faísca que faz tudo começar.
- O foco deveria ser menos sobre o número de pessoas. E mais sobre as condições para tornar essa cultura possível. Portanto, uma grande parte do nosso programa interno de Inclusão & Diversidade envolve o treinamento de nossa equipe de liderança para defender a inclusão, construir equipes executivas diversificadas de alto desempenho e mitigar o preconceito em cada interação e processo.
- Como dizemos na K-C: “a diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha”. A escolha da inclusão precisa fazer parte de um esforço constante. Fizemos uma parceria de sucesso com o Instituto Bold, no Brasil, para oferecer vagas a estagiários de baixa renda como parte do Programa de Estágio Corporativo desde 2020. Isso ilustra um de nossos esforços conscientes para incentivar o desenvolvimento e a valorização do potencial humano.
- A inclusão deve fazer parte da nossa identidade. Seja isso um produto, uma campanha de marketing, um programa de estágio ou um processo de entrevista de nível superior. Precisa refletir quem somos como indivíduos, como líderes e como empresa. Deveria estar no centro de tudo o que fazemos.
Por Viviane Cury, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Kimberly-Clark para América Latina