Por Paulo Saphi, especialista em carreira e empreendedorismo
Nós seres humanos estamos tão acostumados a sonhar e o nosso desejo de evoluir se torna cada vez mais latente, quando buscamos de verdade nos encontrar em meio ao universo de possibilidades que temos ao nosso redor.
Enfrentamos todos os tipos de evoluções, não somente físicas, mas na mente, nos comportamentos, temos evoluído não só no que tange à tecnologia.
Sempre lutamos por nosso espaço de alguma forma e este desejo de evoluir faz parte de nossa natureza, quando evoluímos, expandimos a nossa mente para os diversos caminhos que estão à nossa volta, como ensina a neuroplasticidade, que uma mente que se expande não volta mais ao mesmo lugar.
Quando a nossa mentalidade é expandida, conseguimos vencer obstáculos e superar as várias adversidades que surgem, e uma destas é quando precisamos escolher por qual carreira seguir. Existem muitos profissionais que vivem frustrados por não conseguirem se encontrar no mercado ou até mesmo identificar qual a profissão que melhor se adequaria ao perfil.
Ter uma carreira ou definir por qual seguir não é uma tarefa tão fácil assim, primeiro porque somos condicionados desde pequenos a ser ou seguir a profissão dos nossos pais ou seguir o rito familiar, onde a herança de determinada carreira passa-se de geração em geração.
Para muitos, é uma luta se definir em um mercado que a todo instante evolui trazendo novidades, inovações, ideias, caminhos diversos que chegam a realmente confundir a quem está nesta estrada, na busca pelo seu destino.
Definir uma carreira não é tarefa fácil, mas existe algo interessante, quando finalmente conseguimos decidir o que queremos ser, surge outro desafio que é o de evoluir na profissão que escolhemos.
Se antes a indecisão quanto ao que escolher poderia ser o problema, agora é como perceber a importância de não ficar estagnado no tempo, por simplesmente ter alcançado o que pretendia conquistar?
Quem não se sente bem quando é promovido ou quando consegue conquistar um patamar mais alto em sua classe profissional?
Então, qual a importância de evoluir na carreira? Porque as pessoas buscam tanto por isso?
Pode não ser, mas a reposta é muito simples, evoluir nos torna mais vivos e nos faz sentir capazes de vencer quaisquer obstáculos da jornada.
Quando evolui na carreira todo seu padrão de vida muda, nos tornamos mais motivados, felizes e realizados, abertos à novas possibilidades.
Evoluir na carreira te ajuda a construir melhores relacionamentos, amplia suas redes de contatos com pessoas que irão agregar ainda mais em sua vida como profissional, afinal eles se tornam propagadores do seu trabalho.
Deste modo, evoluir na carreira atinge de maneira reflexa todas as áreas da vida, gerando mais sentimento de realização e satisfação com a conquista.