Employer Branding: posicionamento, estratégia e segmentação
É comum ligarmos a TV e vermos os mesmos anunciantes há anos no intervalo do jornal ou da novela. Beba esse refrigerante, abra a conta neste banco ou abasteça seu carro neste posto.Mesmo sem citar as marcas, provavelmente você pensou nestas empresas. E por que elas continuam anunciando se todos lembram dela?Porque no dia que saírem da mídia, as pessoas começarão a esquecê-las e ela abrirá espaço para a concorrência.
Já parou para pensar que para encontrar o talento certo funciona exatamente da mesma maneira?
Trabalhar a marca empregadora é uma construção constante, um desafio de ser sempre a primeira opção para os talentos que sua empresa busca.Assim como no marketing tradicional, o Employer Branding deve levar em consideração alguns pontos: posicionamento, estratégia e segmentação.
Posicionamento: como as pessoas devem reconhecer sua marca. Qual a proposta de valor para elas? Por que o candidato deve escolher a sua empresa? O que sua empresa oferece como diferencial no mercado? Por que as pessoas se sentiriam atraídas pela sua organização?
Estratégia: quais são os desafios da minha marca empregadora e como estou preparado para vencê-los? É importante saber onde você quer chegar antes de fazer qualquer ação. Fazer um post divertido na rede social não garante engajamento nem candidatos de qualidade por exemplo. Quais locais sua empresa tem dificuldade de atração (alguma fábrica no interior do Brasil por exemplo) ou então maior volume de contratação (vendedores de varejo por exemplo).
Segmentação: desenhando a estratégia, você saberá exatamente quem atacar e precisa definir onde e como. Cada público tem uma necessidade e uma maneira de ser abordado. Não dá para falar a mesma língua com um analista de marketing, um engenheiro ambiental e um CFO por exemplo. Porém sua empresa deve ser relevante para todos eles, certo? Adaptar a mensagem e os canais é fundamental para alcançar os objetivos da sua marca empregadora.
Uma vez feito estes exercícios acima, desenhe as métricas para acompanhar, aprender e ajustar.
Posicione sua marca empregadora e saia na frente dos seus concorrentes (por talento, não apenas do seu segmento). Acredite, tem muita pouca empresa com uma proposta clara de valor para o mercado, que parou para pensar no posicionamento e na estratégia para ativar cada público que faz sentido para encantar e atrair.
Por Caio Infante, Diretor Geral para a América Latina da agência global TMP Worldwide
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