Para que as empresas se destaquem no mercado corporativo é necessário adotar a transformação digital. Já existem tecnologias que atuam diretamente nos processos de redução de custos operacionais, as quais otimizam tempo, diminuem erros e aumentam a eficiência da área de RH. A transformação digital chegou para criar processos ágeis e novos modelos de trabalho também na área responsável pelo trato dos colaboradores.
Somente na América Latina, até 2020, os investimentos em tecnologias disruptivas devem chegar a US$ 57 bilhões, de acordo com estudo do IDC (International Data Corporation). E a expectativa é de gerar cerca de 450 mil postos de trabalho no segmento.
Desta forma, muitas empresas têm percebido a necessidade de modernização e integração de novas tecnologias para a otimização do setor de RH. Afinal, o RH interno tem um papel fundamental no acompanhamento e desenvolvimento dos profissionais. Enquanto um serviço RH terceirizado fica responsável pelas atividades operacionais.
A integração das informações do RH, bem como de toda a empresa, é possível graças à tecnologia e aos sistemas que apoiam cada etapa. Entre as tecnologias mais utilizadas no RH, estão:
Big Data
Decisões embasadas em dados (neste caso, estamos falando de Big Data) são, via de regra, mais assertivas. Na área de RH, o People Analytics é usado para melhorar recrutamento, contratação, promoção e planos de carreira.
Esta não é uma plataforma digital, mas um mindset que tem como foco a coleta, a organização e a análise de dados aplicada à gestão de pessoas, para se ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro da empresa.
Métodos Ágeis
A Metodologia Ágil nasceu na área de TI e hoje é replicada em todos os segmentos. Seu principal benefício é que ela estimula a colaboração, adaptação e inovação.
Os projetos são divididos em objetivos que são cumpridos por pequenos times multidisciplinares, os chamados squads. Conhecer essa metodologia pode ajudar os profissionais de RH a se organizarem, planejarem e atuarem melhor nas estratégias escolhidas. Isso porque o SCRUM, as Tribos e os Squads são técnicas Ágeis que podem ser aplicadas também à rotina de trabalho de toda a empresa.
Inteligência Artificial (IA)
A IA pode ajudar o setor de RH a gastar menos tempo do expediente com funções operacionais e, assim, a ter mais espaço para pensar na estratégia e no desenvolvimento de equipes.
Um passo interessante para o profissional de RH é verificar que os serviços baseados em Inteligência Artificial e oferecidos por startups podem ser terceirizados.
Existem startups que utilizam a IA para filtrar os melhores candidatos, que conseguem analisar o comportamento do candidato a partir de vídeo-entrevista, os quais cruzam os dados públicos com os das redes sociais, encontrando o melhor match com a cultura da empresa.
Um RH estratégico é um setor que compreende a organização e tem conhecimento do negócio e do mercado. Sabe aonde a companhia quer chegar, tem visão sistêmica e conta com dados seguros para realizar uma gestão pautada em indicadores de desempenho.
Com o avanço da tecnologia e da mobilidade, esse segmento vem passando por um processo de consolidação dentro das corporações. Hoje, a área acelera o processo de automação com o auxílio das ferramentas e métodos comentados para se tornar mais estratégica e eficiente.
A gigante da tecnologia Google, por exemplo, é frequentemente apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo. A cultura do Google, o que dita as regras é o desenvolvimento de pessoas. Segundo a filosofia da empresa, com as ferramentas certas é possível contar com os melhores talentos do mercado e fazer com que eles se tornem mais felizes e produtivos. O RH do Google nada mais é do que o uso de um algoritmo People Analytics nos processos de recrutamento. Depois da contratação, o funcionário segue sendo avaliado com a ajuda de aplicações tecnológicas, o que garante que sua performance esteja sempre em dia.
Mesmo com a facilidade e o apoio da tecnologia, a essência do RH são as pessoas. Por isso, combinar o que há de mais avançado com as capacidades e habilidades humanas torna-se o diferencial competitivo das marcas.
Por Thais Mendes, head de RH da GTO RH