Conhecer as emoções do outro, ajuda a fortalecer vínculos e relacionamentos
Inteligência Emocional é um conceito em psicologia que descreve a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e o dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles de maneira positiva.
É possível desenvolver a Inteligência Emocional? Sem dúvida que sim! Mas é preciso que você realmente queira desenvolvê-la!
De acordo com o psicólogo norte americano Daniel Goleman, PhD-Harvard, temos 4 habilidades a serem desenvolvidas que estão divididas em Competências Pessoais e Sociais:
- Competências pessoais- autoconhecimento e auto gestão
- Competências sociais- conhecimento das emoções do outro e gestão de relacionamento
O autoconhecimento é a capacidade de reconhecer suas emoções quando elas ocorrem e entender a tendência de reação em diferentes situações e com diferentes pessoas. Fazer a autogestão é a capacidade de controlar as suas reações.
Quantas vezes não caímos nas armadilhas do dia a dia, e passamos o dia irritados, estressados por várias coisas irrelevantes? Nós não somos responsáveis por tudo o que acontece conosco, mas somos responsáveis pelo modo como reagimos ao que acontece!
Conhecer as emoções do outro, ajuda a fortalecer vínculos, relacionamentos.
Fazer gestão de relacionamento é manter contato e demonstrar interesse verdadeiro pelo outro. Aprender a lidar com o outro facilita a comunicação, e evita conflitos desnecessários. Estudos comprovam que pessoas com alta Inteligência Emocional são bem sucedidas e mais felizes.
Então vale mesmo a pena desenvolver a Inteligência Emocional. E para sair do “modo automático” do dia a dia, a seguir, uma pausa para reflexão:
- A vida é feita de escolhas, então priorize. É preciso abrir mão de algo em prol de outra coisa.
- Gentileza gera gentileza. É gratificante ser gentil!
- Ás vezes a boa notícia é que nada de ruim aconteceu… Agradeça!
- Não permita que alguém determine como será o seu dia. Este poder é seu!!
- Não julgue, ajude, seja solidário. Pratique a empatia.
- Seja protagonista da sua vida. Vá em busca do que que é importante para você!
- Não temos tudo o que queremos, mas provavelmente temos tudo o que precisamos.
- Aceite que o outro tem o direito de pensar diferente ou mesmo agir diferente do que você gostaria.
- Porque o melhor ainda está por vir!
Desenvolvendo a sua inteligência emocional, sua vida será mais leve!Se você se identificou com o que acabou de ler, reflita se você está sendo protagonista da sua vida. Vá em busca do que realmente é importante para você!
Kátia Valença é sócia diretora da KVF Consultoria – www.kvfconsultoria.com.br