A pandemia transformou o universo corporativo e, entre as mudanças, podemos destacar a procura por profissionais com habilidades comportamentais, a implementação do modelo híbrido de trabalho e ajustes nos benefícios que as empresas oferecem aos colaboradores.
Com a redução do faturamento das empresas e, consequentemente, do quadro de funcionários, há uma demanda maior de candidatos disponíveis para as futuras vagas. “As habilidades comportamentais passam a ganhar maior peso nas contratações e avaliações dos profissionais. Além dos comportamentos que já eram valorizados, outros são particulares para determinadas atuações”, explica Felipe Iotti, head de recursos humanos da Gi Group Brasil, filial da multinacional italiana de RH.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS
Assim, Iotti destaca as habilidades que passam a ganhar mais importância no mercado de trabalho transformado pela pandemia:
- Inteligência emocional: ao trabalhar em casa, é cada vez mais importante balancear as questões pessoais e profissionais de forma a que não afetem um ao outro. Os espaços de trabalho e de descanso se misturam, criando armadilhas para o funcionário.
- Autonomia e autogestão: o modelo home office interfere na proximidade física com a gestão e, consequentemente, no acompanhamento das atividades diárias. Muitos gestores já se adaptaram e criaram rotinas com seus times para fazer o melhor acompanhamento do trabalho, porém, profissionais que conseguem se auto gerenciar e conhecem suas responsabilidades diárias, demandando menor investimen to de tempo do gestor, ganham vantagem competitiva.
- Gestão do tempo: se por um lado o modelo home office oferece vantagens, por outro apresenta suas armadilhas. Dessa forma, um colaborador que consegue fazer uma boa gestão do tempo, organizando sua agenda para fazer as entregas nos prazos acordados, consegue aumentar sua produtividade e a qualidade do seu trabalho.
- Empatia: todos nós estamos passando por muitas dificuldades nesse momento. Saber se colocar no lugar do outro, seja de um par ou de um cliente, é primordial para melhorar as relações no trabalho.
- Flexibilidade e pensar fora da caixa: vivemos um momento único e inesperado. As situações mudam do dia para a noite, baseado no avanço da pandemia e determinações do governo. O profissional que rapidamente se adapta às mudanças, conseguindo flexibilizar prazos, alterar demandas, mudar os entregáveis e ser criativo consegue atender as necessidades do mercado de forma satisfatória.