Vagas

Prefeitura de Santos abre processo seletivo

Objetivo é dar oportunidade ao maior número de interessados

O prazo final para as inscrições do processo seletivo para quatro coordenadores responsáveis pelas 32 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (USF), conhecidas como policlínicas, de Santos/SP, foram estendidas para o dia 17 de outubro, ao meio-dia (horário de Brasília). O processo de seleção é o primeiro apoiado pelo Vetor Brasil na área de saúde pública do País. Para se inscrever, basta acessar o site oficial: https://www.processoseletivosantos.org/.

Originalmente, conforme consta do edital, o prazo terminaria hoje, dia 3 de outubro. Entretanto, buscando oferecer mais oportunidades para profissionais qualificados e interessados em melhorar a saúde da população de Santos se inscreverem e, em razão do período eleitoral, que concentra as atenções de órgãos do setor público, o Vetor Brasil e a Prefeitura de Santos decidiram prorrogar o prazo de inscrição.

A metodologia de escolha levará em conta uma série de critérios técnicos, além de avaliar a trajetória profissional, a experiência em cargos de liderança e o conhecimento em saúde e gestão pública dos candidatos inscritos. O processo todo, que deverá levar cerca de 10 semanas, será composto também por uma avaliação de uma banca de especialistas, prova escrita e entrevistas por competências. Após a pré-seleção dos profissionais, os nomes serão encaminhados à Secretaria de Saúde de Santos, que fará a escolha final dos quatro coordenadores.

A seleção dos profissionais para a Secretaria de Saúde de Santos ocorre em momento importante para o país, quando ocorrem eleições para presidente, governadores, senadores e deputados, e a questão ética e de transparência no setor público estão em debate. “Nosso objetivo é contribuir trazendo inovação aos processos de seleção dos órgãos públicos, com processo transparente e baseado em competências”, afirma Bruna Eboli, diretora do Programa Líderes da Gestão Pública do Vetor Brasil. “Usamos uma metodologia própria, que avalia cada candidato de forma ampla e aprofundada. Nosso processo é conduzido de forma transparente onde todos os candidatos recebem o mesmo tipo de avaliação. Utilizamos critérios técnicos, funcionais e comportamentais para selecionar os melhores talentos para cada posição.”

Para a Prefeitura de Santos, a realização de um processo seletivo para escolha de ocupantes de cargos de confiança (livre provimento) é inédita na gestão municipal e servirá como uma importante experiência que poderá ser replicada para outras áreas da Administração.

De acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o Município busca novos talentos em todo o Brasil para atuar em áreas estratégicas. “Os profissionais selecionados vivenciarão os desafios do setor público e irão ajudar a melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Queremos atrair novas ideias, permitir a troca de experiências entre funcionários novos e antigos e trazer inovação na gestão pública.”

Já o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, lembra que as unidades da Atenção Básica são a porta de entrada dos usuários na rede pública de saúde e precisam contar com a supervisão de gestores altamente capacitados. “Nas policlínicas desenvolvemos os principais atendimentos e programas de prevenção e promoção em saúde e nelas queremos as mais modernas e melhores ferramentas aplicadas em instituições públicas e privadas.”

“Somos parceiros dos governos na atração, pré-seleção, desenvolvimento e o acompanhamento dos profissionais requisitados pelos governos”, afirma Bruna Eboli, diretora do Programa Líderes de Gestão Pública. “Queremos colocar as melhores pessoas nos lugares certos para resolver os principais problemas do Brasil”, diz Bruna Eboli.

No site oficial, é possível assistir ao vídeo com o bate-papo online, realizado pelo Vetor Brasil no último dia 20 de setembro, que discutiu a saúde pública de Santos, o escopo das vagas, as etapas do processo seletivo, além de ter esclarecido dúvidas dos participantes.

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo