Qualidade de vida

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida

ABQV reconhece e premia práticas adotas por organizações nacionais e multinacionais relacionados a promoção da saúde e bem-estar no ambiente corporativo

Prêmio Nacional de Qualidade de VidaCom o objetivo de estimular e promover o reconhecimento público de empresas que possuem práticas de excelência e obtêm êxito na melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus profissionais, a ABQV promove a 22ª edição do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida – PNQV, considerada a mais importante e tradicional premiação deste segmento no Brasil.

O PNQV – Prêmio Nacional de Qualidade de Vida®, que já reconheceu mais de 90 organizações nacionais e multinacionais, possui os conceitos fundamentados no ‘Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade – FNQ’, adaptados aos ‘Programas de Qualidade de Vida’ e ao ‘Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável’ da Organização Mundial da Saúde – OMS.

A inscrição é realizada pelo site hotsite do PNQV® pnqv.abqv.org.br/. Na primeira etapa a empresa preenche um questionário para realizar um processo de autoavaliação gratuita. A organização receberá os resultados de sua pontuação apresentado em forma de relatório. Por meio deste, a organização pode verificar quais são as oportunidades de melhoria. O feedback, emitido pela comissão julgadora (formada por especialistas do setor), sem nenhum custo, possibilita que os gestores e líderes alinhem o seu Programa de Qualidade de Vida com os conceitos reconhecidos mundialmente.

De acordo com a vice-presidente da ABQV e coordenadora do PNQV®, Sâmia Simurro, o processo de participação da edição 2019 está mais fácil e rápido. “Temos certeza dos benefícios que as empresas podem obter por meio da participação no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida®. Por isso, este ano, otimizamos as informações e reduzimos o número de perguntas e de evidências exigidas no questionário autoavaliação. Esta é uma grande oportunidade para que as empresas aprimorem e adequem as ações do seu programa de qualidade de vida”, declara.

Cada item de avaliação se refere aos critérios de verificação das ações realizadas por meio dos Programas de Qualidade de Vida apresentados. A empresa deverá apresentar as evidências exigidas pelos 11 critérios do PNQV® que são: Conhecimento do Cliente e do Mercado; Responsabilidade Social; Liderança e Constância de Propósito; Visão de Futuro; Orientação por Processos e Informações; Valorização das Pessoas; Geração de Valor; Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura da Inovação e Desenvolvimento de Parcerias.

“Nosso foco é incentivar o alinhamento e adaptação dos Programas de Qualidade de Vida aos modelos atuais de práticas gerenciais. Por meio da promoção da saúde e bem-estar no ambiente corporativo, os gestores podem aderir como estratégia organizacional desenvolver um ambiente de trabalho saudável”, completa Sâmia.

As organizações premiadas terão a oportunidade de apresentar seus cases nos fóruns e reuniões promovidos pela ABQV, que estão diretamente alinhados com o seu propósito: “Inspirar Vidas com Saúde e Bem-estar”. As empresas vencedoras no processo poderão utilizar o selo PNQV® e serão convidadas para participar do seminário “Global Healthy Workplace Award & Summit 2019.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar