A iniciativa do prêmio é da Seguros Unimed, seguradora cooperativista do Sistema Unimed, em parceria com a Unimed do Brasil
A cerimônia de abertura da 46ª Convenção Nacional Unimed, na noite do último dia 25, teve um gostinho ainda mais especial para as Unimeds participantes da edição 2016 do Prêmio Inova+Saúde. Após defenderem os seus cases para a banca julgadora, em programação paralela realizada no Serhs Natal Grand Hotel, os vencedores de cada trilha de conteúdo (Marketing, Epidemiologia e Sustentabilidade com Foco em Saúde) foram revelados e reconhecidos pelas boas práticas em Saúde apresentadas pelas cooperativas.
A iniciativa do prêmio é da Seguros Unimed, seguradora cooperativista do Sistema Unimed, em parceria com a Unimed do Brasil, que este ano, em sua 2ª edição, contou com 151 cases inscritos. O objetivo é estimular a inovação e o empreendedorismo entre as 349 cooperativas do Sistema Unimed, visando o desenvolvimento sustentável do sistema de saúde brasileiro.
“Uma das riquezas do Sistema Unimed está no fato de termos diversas experiências bem-sucedidas. O objetivo maior é termos, sempre, um Sistema saudável, competitivo e com longevidade no mercado”, revela Dr. Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed.
A Unimed Guarulhos foi a grande vencedora na trilha de Marketing, com iniciativas para disseminação do plano Pleno – baseado no modelo de Atenção Primária à Saúde. O projeto também foi considerado o Case do Ano, ou seja, a melhor contribuição para o desenvolvimento sustentável do Sistema Unimed.
A cooperativa criou o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS) em 2012 e lançou o produto, inicialmente, para os seus colaboradores. A expansão para o mercado seguiu o método da Ciência da Melhoria Contínua (baseado em três perguntas: o que estamos tentando alcançar? Como saber se o que estamos propondo representa, de fato, uma melhoria? Que mudanças devemos implementar para nos levar à melhoria?).
O destaque da ação, conforme apresentação da analista de Comunicação e Marketing, Vanessa Moya, foi o trabalho integrado e multidisciplinar realizado pela cooperativa, que envolveu também as áreas Comercial e de Saúde. Atualmente, o produto tem uma carteira de 4.990 vidas e satisfação dos beneficiários acima de 85%.
Para o professor Luiz Peres, que avaliou a categoria de Marketing, o trabalho da Unimed Guarulhos traz a dimensão do futuro para o presente. “A partir de um diagnóstico acurado, a Unimed propõe uma completa mudança do sistema de saúde, com potência para gerar uma nova cultura e uma nova mentalidade no cuidado médico”.
O presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, explica que o critério simbólico adotado pela Comissão Julgadora para selecionar o case do ano foi a sustentabilidade do sistema de saúde. O médico Luis Fernando Rolim lembra a escalada dos custos assistenciais e a inviabilidade do atual modelo, altamente especializado e fragmentado.
“Nesse sentido, a experiência da Unimed Guarulhos representa uma alternativa viável para os cuidados em saúde. E sinaliza que ideias inovadoras podem (e devem) ser aplicadas antes que o Sistema se inviabilize por completo”, elogia Mattar.
Na trilha Sustentabilidade, o case vencedor vem da Unimed Nordeste RS. A cooperativa reforçou sua busca por uma gestão mais sustentável ao instalar, em 2010, coletores de medicamentos vencidos e chapas de RX, já que não havia, nos municípios da sua área de atuação, locais apropriados para o descarte desses materiais.
O presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, explica que o projeto se destacou por unir três aspectos importantes. “A Unimed não apenas identificou o problema e se propôs a encontrar uma solução para o descarte adequado dos medicamentos vencidos, como foi às suas causas, que estão na automedicação e no hábito de guardar medicamentos em casa. O projeto buscou enfrentar essa situação por meio da conscientização e da educação, além de agregar uma frente social, ao proporcionar a doação de medicamentos em condições de uso por meio da Farmácia Solidária”.
Os coletores instalados já receberam um total de 55 mil litros de medicamentos para descarte, de 2010 e 30,5 mil litros de radiografias. As chapas são vendidas e os recursos captados, doados ao Banco de Olhos, que os destina para a compra de óculos. Já os medicamentos recolhidos, em condições de uso, são doados a uma farmácia social, mantida em parceria com as prefeituras de Caxias do Sul e Farroupilha. Dessa forma, de 2014 até junho de 2016, mais de 700 pessoas já puderam ter acesso ao medicamento de que necessitavam, com uma economia total da ordem de R$ 28 mil.
A Unimed Vitória foi a vencedora na trilha Epidemiologia com o projeto “Uso do coaching em saúde na coordenação do cuidado de gestantes no Programa Viver Bem” foi apresentado pelo gestor médico de Atenção e Inovação em Saúde, Dr. Paulo Magno do Bem Filho. A iniciativa abordou um grupo de mulheres com orientações, de acordo com o período gestacional, acerca dos fatores de risco e doenças existentes, proporcionando uma interface online (chat) para esclarecimentos gerais. A satisfação das pacientes assistidas pelo projeto foi de 100%.
Para esse projeto foi utilizada uma ferramenta de mapeamento de risco individual e de gestão de saúde das gestantes, criando uma relação personalizada entre o coach em saúde e a paciente. “Dessa forma, geramos corresponsabilidade pelo cuidado e incentivamos o cumprimento de ações até o desfecho traçado”, explica Paulo.
Jurado da categoria, o médico Luís Fernando Rolim Sampaio destacou o uso de novas tecnologias de informação e comunicação como o grande diferencial do case da Unimed Vitória. “Os principais critérios que usamos na avaliação das experiências foram a inovação e a replicabilidade por outras Unimeds. Com frequência, as instituições promovem inovação do cuidado em saúde valendo-se de tecnologias antigas. A Unimed Vitória utilizou-se do smartphone e da chamada internet das coisas para prover um cuidado efetivo, oportuno e de qualidade. Esse é o futuro. É muito importante demonstrar, na prática, que isso já está ocorrendo no Sistema”.
“Por mais um ano, pudemos reforçar a convicção de que as Unimeds trilham o caminho da eficiência, da melhoria contínua e da inovação em seus processos. Esse caminho é decisivo para a sustentabilidade do nosso sistema de saúde”, comenta Dr. Mauri A. Raphaelli, Diretor de Negócios e Relacionamento da Seguros Unimed e idealizar do prêmio.
As três Unimeds vencedoras do Inova+Saúde serão premiadas com uma viagem para o Garfield Innovation Center – Kaiser Permanente, o maior centro de inovação da área de saúde dos Estados Unidos, na Califórnia.