Depois de passar pelo comando da seccional ABRH-SP e ocupar a vice-presidência da ABRH-Brasil nas duas gestões da Leyla Nascimento, Elaine Saad assumiu recentemente a liderança da principal entidade de Recursos Humanos do país.
Com mais de 25 anos de experiência na área, Elaine é considerada uma das mais importantes especialistas em Recursos Humanos no Brasil, sendo suas maiores expertises a orientação e suporte às organizações em processos de mudança organizacional, M&A e gerenciamento de capital humano, bem como suporte direto a CEOs, lideranças de RH e empresários em processos de assessment, coaching e desenvolvimento de líderes.
Elaine Saad terá, durante o triênio de 2016-2018, Daviane Chemin como vice-presidente e Wagner Brunini na vice-presidência Financeira. Já a diretoria executiva da Associação também tem como presidente de Relações Institucionais, o Cássio Mattos e como vice-presidente de Planejamento Estratégico, a Larissa Lins. Leyla Nascimento, presidente da associação até 2015, passa a ocupar a presidência do Conselho Deliberativo da ABRH e presidir a FIDAGH — Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana — que reúne 15 associações latino-americanas de gestão de pessoas, entre elas, a ABRH-Brasil.
A presidente ressalta que o mote ‘Influência & Ação’ norteará as ações da nova gestão. “A partir dos valores da ABRH-Brasil, construímos uma ambição, que se refere a ajudar a comunidade de RH a se posicionar, ser parceira do negócio, a efetivamente influenciar vários atores. Influência tem a ver com profundidade e amplitude. De nada adianta ser muito ou profundamente influente para alguns ou ser amplamente influente, porém de forma rasa. Temos de olhar a influência por essas duas dimensões para, então, elevar o patamar de recursos humanos”, destaca.
Segundo ela, esse movimento de influência da área de RH nas decisões estratégicas de negócios das organizações já vem acontecendo nos últimos anos, deixando de ser relevante apenas na área comportamental.
A entidade também pautou suas ações neste sentido nos últimos anos, construindo uma base sólida em termos do posicionamento da entidade, buscando espaços de influência na sociedade, tornando-se fonte de referência nacional na construção colaborativa de conhecimento e conteúdo em gestão de pessoas. “Agora, nosso objetivo é fortalecer esta atuação”, destaca.
A edição deste ano do CONARH – maior congresso de Gestão de Pessoas da América Latina – também irá trabalhar este mote, reforçando o importante papel da área de recursos humanos e gestão no negócio e estratégia das empresas. “Essas ações vão demandar muito esforço e empenho, contudo, a diretoria executiva foi inteiramente pensada a partir da estratégia de aumentar nossa influência e a da área. Além disso, temos como uma de nossas forças para conquistar esse objetivo a atuação e parceria das nossas seccionais”, explica Elaine.
Sobre Elaine Saad
Psicóloga com 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos passou por multinacionais do segmento como a YSC e Right Management. Possui MBA pelo Insper / Ibmec São Paulo, além de ser pós-graduada pela Fundação Armando Álvares Penteado. Foi presidente da ABRH-SP em 2008 e 2009 e vice-presidente da ABRH-Brasil de 2010-2012 e 2013-2015. Elaine é considerada uma das mais importantes especialistas em Recursos Humanos no Brasil, sendo um de seus maiores expertises a orientação e suporte à organizações em processos de mudança organizacional, M&A e gerenciamento de capital humano, bem como suporte direto a CEOs, lideranças de RH e empresários, em processos de assessment, coaching e desenvolvimento de líderes. Em 2016 assume a presidência da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil).
Sobre a ABRH-Brasil
Entidade não governamental sem fins lucrativos, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação que contribui para a formação de organizações mais produtivas, melhores e mais conscientes do seu papel no contexto socioeconômico do país. Hoje, a ABRH conta com 22 seccionais desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, e de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. Filiada à WFPMA – World Federation of People Management Associations e à FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana, a ABRH-Nacional integra a CRHLP – Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa, fundada em 2010.