Na noite de quinta-feira, 27, Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, foi eleito um dos principais executivos brasileiros do ano, na premiação Executivos de Valor, do jornal Valor Econômico. Antonio Joaquim, morador da cidade de São Paulo, liderou a votação na categoria “Indústria da Construção”, setor de atuação da Duratex, no qual está presente com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari.
A publicação elegeu os líderes de destaque em 24 setores diferentes, por meio de votação secreta que levou em conta o desempenho do executivo na gestão da companhia. Dentre os critérios da premiação, estavam a identificação de oportunidades de inovação e crescimento, a imagem no mercado da empresa sob a gestão do executivo, a cotação e reputação do profissional no mercado e a versatilidade e capacidade de adaptação do executivo a setores e empresas.
Antonio Joaquim de Oliveira é graduado em Engenharia Florestal e Mestre em Planejamento e Economia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com cursos de extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e em Finanças e Planejamento Estratégico pela Wharton Business School. Na Duratex, desde o início de sua carreira na iniciativa privada, passou por diversas funções na companhia acumulando experiência e conhecimento da empresa e seu segmento até tornar-se presidente da empresa em abril de 2013.
Sob sua liderança, a empresa protagonizou movimentos relevantes, como a aquisição das marcas Ceusa e Portinari e a recente joint venture entre a Duratex e a austríaca Lenzing, LD Celulose, para produção em 2022 de celulose solúvel. A Duratex é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores em que atua e é a maior produtora de painéis e pisos de madeira industrializados, louças sanitárias e acessórios de metal da Hemisfério Sul, além de ser um dos maiores produtores de revestimentos cerâmicos do Brasil.