Premiação

Presidente da Serasa Experian é o CEO do ano na categoria Serviços

Prêmio “Executivo de TI do Ano” da  IT Mídia em parceria com a Korn Ferry

 O presidente da Serasa Experian e da Experian na América Latina, José Luiz Rossi, foi o vencedor da categoria Serviços da 20ª edição do prêmio “Executivo de TI do Ano”. Organizada pela IT Mídia em parceria com a Korn Ferry, a premiação reconhece profissionais da Indústria de TI que mais se destacaram à frente de projetos focados em atingir os objetivos de negócios da companhia.

O presidente da companhia concorreu com o case de liderança do processo de transformação digital da Serasa Experian no Brasil, que considerou diferentes etapas e frentes de trabalho e gerou melhorias e resultados esperados, entre os anos de 2016 e 2019.

Entre as otimizações proporcionais pela transformação digital estão o aumento de produtividade, time to market diante de um cenário tão complexo e competitivo, evitando o cancelamento de projetos antes de serem concluídos. Outro fator importante foi a satisfação dos clientes e consumidores ao entregar produtos e serviços trabalhando com a adição de novas metodologias.

“Não vislumbramos apenas a implementação de novos processos, mas a consolidação de uma nova cultura na empresa, com impacto em todas as áreas e não apenas TI, a fim de buscar a melhoria contínua. A transformação digital é uma jornada: é preciso criar uma ilha de excelência para depois replicar o sucesso”, afirma José Luiz Rossi.

Cultura transformada e fortalecida

Um dos pilares mais relevantes da transformação digital da Serasa Experian foi promover a mudança do mindset interno, o que permitiu mais autonomia para os times, melhor comunicação e transparência – destaca o presidente da companhia. “Todo o board da empresa se comprometeu e a equipe foi envolvida para compartilhar desse propósito de transformação. Na prática, constatamos que era possível direcionar o esforço dos times para entrega de novos produtos em um curto espaço de tempo” afirma.

Além de avançar no desenvolvimento e na oferta de produtos e serviços digitais, por meio uma comunicação mais próxima do consumidor e do cliente, e de tornar a companhia muito mais ágil e inovadora, a Serasa Experian identificou como poderia incorporar as lições aprendidas em busca de adaptações rápidas e da melhoria contínua.

“Conhecíamos muito bem os clientes B2B e dispúnhamos de pouco acesso direto aos consumidores finais. Mudamos a estratégia oferecendo vários produtos gratuitos, diversas soluções de acesso ao crédito, consulta de CPF e score e educação financeira. Usamos o poder dos dados para transformar a saúde financeira das pessoas e fazer com que elas prosperassem, melhorando o mercado de crédito no país”, finaliza José Luiz Rossi.

 

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