A doença é um transtorno comum, mas infelizmente, sério, que interfere na vida diária, na capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida
O mundo vive o final de uma pandemia de dimensões inacreditáveis, e que vem durando mais de 2 anos. Todos nós passamos por muitos momentos de lock down, trabalho remoto, relacionamentos remotos e muito pouco convívio social. Este cenário nos levou a um aumento de 25% na prevalência global da ansiedade e depressão, de acordo com resumo científico da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em março deste ano. Este estudo também mostrou como a saúde mental já foi incluída em muitos países nos seus planos de resposta à Covid.
No Brasil, temos 12 milhões de pessoas convivendo com a DEPRESSÃO (5,8% da pop) e 19 milhões convivendo com o transtorno de ANSIEDADE (9,3% da população). Em países em desenvolvimento, em torno de 70% destas pessoas não possuem acesso ao tratamento ou a algum outro tipo de cuidado. No Brasil também temos uma escassez de psiquiatras: 5,7 psiquiatras por 100 mil habitantes, estando 75% deles concentrados no sul e sudeste do país. Os colaboradores das empresas também estão neste contexto e precisam ser cuidados.
Por que cuidar da saúde psíquica do meu colaborador de forma preventiva?
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, mais de 16,3 milhões de pessoas com mais de 18 anos sofrem com a doença no Brasil. Além disso, 1 a cada 4 pessoas, no mundo, desenvolverá transtornos mentais ao longo da vida.
A doença é um transtorno comum, mas infelizmente, sério, que interfere na vida diária, na capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. A depressão é caracterizada pela tristeza, pessimismo, perda de interesse e baixa autoestima e, ainda de acordo com a OMS, é considerada a principal causa de problemas de saúde e invalidez no ambiente profissional. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o número de auxílio-doença concedidos entre 2019 e 2020, ano da pandemia, aumentou em 30% só naquele período inicial para doenças relacionadas a transtornos mentais e comportamentais.
Inteligência artificial voltada à prevenção de transtornos de saúde mental e emocional
A tecnologia tem trabalhado muito para a saúde nos anos mais recentes, sendo apoio em possíveis diagnóstico, avaliações médicas e psicológicas e até como robô em cirurgias. Para a saúde mental, também tem contribuído, mesmo que ainda de forma inicial.
A IVI é um aplicativo de saúde emocional e bem-estar que utiliza a inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e a promoção à saúde em ambientes corporativos. Ela valoriza a cultura de cada cliente e perfil de público, com planos de engajamento exclusivos para o seu time além de oferecer um programa completo de capacitação personalizada, prevenção, gestão de crise e cuidado.
A IVI é uma assistente de saúde emocional e mental que vai transformar o seu ambiente de trabalho em um local seguro, inspirador, acolhedor e produtivo. A inteligência artificial estimula o autocuidado e o autoconhecimento como estratégias efetivas para evitar doenças emocionais e possíveis afastamentos de colaboradores.