Nos últimos anos a transformação digital acelerou e juntamente com as mudanças na forma de pensar o trabalho, essa aceleração está levando a grandes transformações no mundo corporativo. A esse respeito, a equipe da Citrix levantou as principais tendências que veremos evoluir e consolidar em 2022.
Aceleração para novas mudanças
À medida em que todas as adversidades vividas durante o período de pandemia começam a ficar para trás, novas perspectivas para o futuro do trabalho passam a permear pelas previsões de mercado. Nada será como antes. Não apenas no que tange à questão da adoção do trabalho híbrido ou nas opções de modelo de trabalho neste novo ano, mas toda uma nova estrutura de TI será desenvolvida nos próximos cinco anos.
Repensando nos cargos requeridos/exigidos e como novos profissionais vão desempenhar seu trabalho
O próximo ano exigirá um diferente engajamento na relação entre as empresas. Nesse sentido, o protagonismo da experiência do usuário passará a ressonar com mais intensidade como algo novo/tendência no mercado. Agora é o momento de consolidar essa demanda e posicionar a experiência como prioridade no novo ano.
Negócios digitais e a importância da integração com o legado
Todos os negócios serão digitais daqui para frente e as empresas precisaram se reinventar, porém sem começar do zero. Nessa transição, de alguma forma, será preciso que exista integração com os sistemas legados, o equilíbrio do que ficou para trás e do que ainda está por vir será cada vez mais crítico e fundamental para os negócios. E como podemos proteger tudo isso? Esta é outra questão que estará em bastante evidência para 2022.
Segurança será o novo modo de pensar
A superfície aumentou e proteção de dados é obrigatória agora. Mas, na realidade, não é bem assim que está acontecendo. Em 2021 foram anunciados massivos vazamentos de informação quase que mensalmente, porém a percepção geral é que isso não é tão importante porque “só vai acontecer com outras empresas e não com a minha”. Se compararmos os vazamentos antes e depois da LGPD, pouco mudou. Para o próximo é preciso uma mudança na abordagem de segurança para manter a integridade e continuidade do negócio.
A segurança dos dados em um ambiente híbrido continuará a ser um foco para as empresas
Neste cenário, a automação ajudará a simplificar e a otimizar os processos em diversas áreas, sendo uma delas a segurança. Por exemplo, muitas políticas corporativas ditam que a gestão de correções e de atualizações sejam testadas minuciosamente, mas este processo pode levar semanas para equipe de TI descobrir que precisa fazer ainda mais. Uma abordagem automatizada cria um processo mais suave em que a infraestrutura é constantemente atualizada sem necessidade atuação humana.
Habilidade para lidar com a preferência pelo trabalho 100% remoto
Em 2022, enquanto as empresas se preparam para voltar para o escritório e o “trabalho híbrido” se consolida como preferência da maioria, como atender a demanda de colaboradores que se mudaram para outras cidades e não pretendem mais voltar para o modelo presencial? O que devo fazer para reter talentos? Neste novo momento, serão necessárias a habilidade e a ajuda da tecnologia para manter a segurança, usabilidade, velocidade e mesma produtividade desses trabalhadores que se mudaram para outras cidades e que não vão voltar.
Jornada para a nuvem: ambiente seguro e com boa performance
Para o próximo ano, haverá uma forte tendência de provedores de serviços iniciarem com seus clientes a migração de seus legados para nuvem. Ir para a nuvem é mais do que contratar servidores e espaço em um datacenter. Junto a isso atrela-se a necessidade de construir um ambiente seguro e com boa performance, além de diversos outros fatores que estarão em bastante evidência em 2022.
Analytics para otimizar as operações nas empresas
A tecnologia pode ajudar a lidar com dados massivos e de alguma forma extrair ações/iniciativas disso via analytics. Por outro lado, também veremos mais preocupações de colaboradores em serem remanejados/substituídos por essa tecnologia que prepara e analisa uma grande quantidade de dados e informações de forma rápida e precisa. Então para este ano ao analytics será um forte motivador para as empresas manterem seus negócios em um ritmo forte de crescimento e seus funcionários em posições mais estratégicas de tomada de decisão, com a tecnologia ajudando humanos, porém não os substituindo.