Indicado para quem busca diversidade e inclusão, o recrutamento oculto foca nas competências dos candidatos
Por Carol Dias, Diretora de RH na Kraft Heinz e Colunista no Mundo RH
É tendência: cada vez mais empresas estão aderindo a processos seletivos ocultos para fomentar a diversidade e garantir a contratação de excelentes profissionais.
Inegavelmente todos nós temos opiniões enviesadas sobre a sociedade – e consequentemente sobre as outras pessoas – que interferem em nossa tomada de decisões, mesmo que de forma inconsciente.
Para garantir que nas contratações o foco seja nas competências e no potencial de desenvolvimento dos candidatos, é possível utilizar algumas ferramentas muito úteis, que quero compartilhar com vocês.
Atualmente nós trabalhamos com currículos “anônimos” nas etapas iniciais dos processos seletivos dos programas de estágio e de trainee da Kraft Heinz, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil.
Funciona da seguinte forma: ao enviar informações dos candidatos aos avaliadores, nós da área de Gente & Performance ocultamos diversos dados, como nome, idade, endereço, instituições de ensino frequentadas, gênero e raça dos profissionais.
Dessa forma, os avaliadores têm a oportunidade de fazer a triagem dos candidatos focando no que realmente importa: suas competências e habilidades. Com base nessas escolhas, a área de Gente agenda data e horário para as entrevistas presenciais.
Implementando mudanças simples como essas, estamos observando aumentar a contratação de pessoas com perfis de alta performance. No último ano, Kraft Heinz já contratou cerca de 20 estagiários e 17 trainees utilizando esse padrão.
De forma geral no Brasil, os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais atualizados e modernos – o que vem ajudando os times de Gente a impulsionarem a diversidade em grandes corporações.
Outra ferramenta muito interessante, e mais tecnológica, é o uso de uma de inteligência artificial que, em uma entrevista gravada, substitui a imagem do candidato por um avatar e modifica a sua voz.
Nós já começamos a testar essa ferramenta e percebemos que, ao focar apenas no que o candidato diz, os avaliadores experimentam satisfação em indicar a contratação de um bom profissional, independentemente de seu gênero, raça, condição social etc.
E para nós, da área de Gente & Performance fica a boa sensação de dever cumprido ao fomentar o principal objetivo de qualquer processo seletivo, que é buscar profissionais com perfis alinhados aos valores culturais da empresa e com potencial para desempenhar as funções que lhes são atribuídas.