Os anos se passam e as ambições permanecem sempre. Grande parte dos profissionais esboça um planejamento de carreira. Questionamentos são bem comuns na consciência: como posso contribuir mais no desenvolvimento da minha carreira? Quais as metas que devo perseguir nos próximos anos? Estou preparado para subir mais um degrau na pirâmide organizacional? Como devo me especializar?
A partir desta última pergunta podem surgir vários caminhos na carreira de um profissional por meio da educação continuada. Como as empresas exigem resultados diante do competitivo mercado, cabe à área de recursos humanos recrutar profissionais capacitados que não apenas ‘saibam fazer’, mas que também ‘saibam ser’, uma vez que o capital intelectual de uma organização propicia uma melhor produtividade nos processos geridos. Basta uma decisão equivocada e todos os projetos podem ruir.
Por conta dessas mudanças no mercado de trabalho, a cada dia é mais frequente o interesse pelos cursos de especialização em diversas áreas, que servem à necessidade de desenvolvimento em conhecimentos mais aprofundados e aspectos técnicos da área atuante.
O diretor de recursos humanos da Sodexo, Rogério Bragherolli, afirma que será exigida uma multiplicidade de conhecimento que está de acordo com as macrotendências discutidas no Fórum Econômico Global de Davos 2015 e também com o levantamento “Habilidades no Trabalho do Futuro para 2020”, publicado recentemente no Relatório de Tendências do Ambiente de Trabalho da Sodexo.
“Cada vez mais as organizações terão que estar preparadas para trabalhar com múltiplas gerações de colaboradores e suas respectivas opções individuais; lidar com turbulências econômicas mais constantes; conviver com uma hipercompetição; entender o novo papel de liderança nas corporações; e conviver de maneira integrada com a revolução tecnológica”, aponta.
Box
Dicas para a escolha de um curso
- Matricular-se em uma instituição de credibilidade
- Verificar o portfólio de cursos
- Conhecer a proposta pedagógica dos cursos
- Analisar o momento atual de carreira e entender seus interesses futuros
- Pesquisar sobre os diversos segmentos do mercado
Veja a opinião das instituições de ensino e conheça algumas opções de cursos de especialização no Brasil para o segundo semestre de 2015:
Para Letícia Costa, diretora de pós-graduação lato sensu do Insper, a pós-graduação permite um maior foco na área de atuação do profissional, principalmente àqueles em início de carreira ou em fase de especialização. “Muitas vezes este foco é combinado com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, como a comunicação e o trabalho em equipe”, opina.
Costa também destaca que, para profissionais mais experientes, um MBA permite o desenvolvimento de capacidades gerenciais, bem como de soft skills, tais como liderança e gestão de pessoas e equipes, que são cada vez mais demandados no mercado de trabalho.
Paula Matos Simões, gerente coordenadora de programas de MBA da FDC, alerta sobre a escolha realizada e lembra que o profissional deve dar importância à reputação da instituição e ao formato do programa. O ideal é a adequação do curso à rotina de trabalho e ocupação na empresa.
“Pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Por vezes, vemos executivos preocupados apenas em obter resultados de curto prazo, sendo geralmente uma nova posição na carreira, o que os leva a fazer escolhas conforme a ‘onda’ do momento”, indica a profissional.
Como diferencial competitivo para o mercado de trabalho, Maria de Fátima Maia, coordenadora geral de Pós-Graduação lato sensu da Unifacs, sugere que o aluno decida ingressar em um curso quando tiver uma maior maturidade profissional, com cerca de dois a três anos de experiência atuando no mercado. Desta forma o profissional poderá aproveitar os conteúdos e vivências em sala de aula e aplicar na prática os conhecimentos, métodos, técnicas e ferramentas assimiladas nos módulos do curso.
Leandro Morilhas, diretor da FIA, afirma que o executivo interessado na proposta do curso estará apto a desenvolver sua inter-relação com os principais stakeholders da companhia: clientes, concorrentes, governo, economia, entre outros. “O aluno deste modelo de curso tem muito mais capacidade de pensar estrategicamente e de transformar o planejamento e os objetivos da organização em ações mais concretas e efetivas, levando as empresas onde trabalham a terem um melhor desempenho, o que lhes garante, consequentemente, uma maior empregabilidade”, diz.
Como diferencial competitivo no mercado, o diretor da Faap Pós-Graduação, Victor Mirshawka Junior, enfatiza a oferta de experiências de aprendizagem inovadoras, que acompanham e eventualmente ditam as tendências, preparando os alunos para enfrentar os desafios atuais. Ele destaca a formação acadêmica com atividade profissional dos docentes e a preocupação com a relevância dos temas e conteúdos apresentados.
Os cursos de Pós-Graduação lato sensu, nos quais se incluem os MBAs, representam uma forma importante da educação continuada na atualidade que é necessária em todos os campos profissionais, em função das exigências de qualificação e requalificação profissional diante do surgimento de novos conhecimentos e da rápida obsolescência tecnológica que se verifica. Segundo a instituição, a disponibilização em todas as áreas do conhecimento permite que os alunos se atualizem frente às novas necessidades do mercado de trabalho e se mantenham ativos e competitivos nas organizações em que atuam. A instituição oferece mais de 140 cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) em 10 áreas, entre elas a Gestão Estratégica de Negócios. Este curso é indicado aos graduados de todas as áreas do conhecimento e focado no desenvolvimento profissional, com vistas à condução dos negócios próprios ou de uma atuação diferenciada em organizações de diversas naturezas.
“Os cursos de MBA da Universidade Anhembi Morumbi proporcionam aos estudantes um maior aprofundamento em temas de gestão e negócios, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro. Os cursos foram elaborados pensando-se no profissional que almeja um cargo de chefia no futuro”, explica Dennis Vincent Reade, diretor acadêmico da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi
A Enora oferece programas de desenvolvimento de gestão a profissionais. Segundo Renato Fontana, sócio e diretor de marketing, profissionais têm optado pelo curso da instituição tendo em vista um programa que é direcionado a resultados, e não apenas ao conhecimento acadêmico. O acompanhamento do gestor pode ser feito com atividades on the job, externas, e/ou utilizando métodos de mentoring ou coaching, dependendo do participante, e do resultado esperado.
“Profissionais têm buscado de forma espontânea esta capacitação que começa com uma imersão sobre o assunto e transferência de conhecimento. Depois, o tutor do curso traz desafios individuais para cada participante e faz encontros periódicos para acompanhar cada um”, comenta.
Ainda sobre o curso, Renato Fontana ressalta que essa tendência tem crescido no Brasil, não somente pelo resultado acompanhado e mais rápido, mas também por ser praticado remotamente e online. Isso permite que gestores atarefados tenham aulas ao vivo com o professor, além de seus encontros de mentoria, propiciando mais tempo disponível.