A despeito do que afirmam alguns especialistas em mercado de trabalho retirando a importância de se ter formação superior para conquista de uma vaga de trabalho, estudo realizado pela Abler, startup criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos de forma fácil e prática, apontou que metade dos candidatos cadastrados em sua plataforma com quase 3 milhões de profissionais têm curso superior completo ou acima.
O relatório do estudo apontou que 42,13% dos cadastrados têm graduação completa, 9,02% são pós-graduados e 3,14% têm MBA. Quanto à área de formação, Direito vem em primeiro lugar com 52,30%, seguida por Enfermagem, Biomedicina e Farmácia com 38,24% e Psicologia com 32,31%.
Um dado interessante está relacionado ao nível profissional dos pretendentes. 51,1% são de funções operacionais, auxiliares e assistentes, o que pode significar que esses profissionais se preocuparam em dar continuidade aos estudos diante do aumento do nível de exigência das empresas. “Do total apurado, 19,29% foram de auxiliares, 16,79% de assistentes e 15,07% de cargos operacionais”, aponta Alisson Souza um dos fundadores da Abler
Entre as áreas mais procuradas pelos profissionais, destaque para a administrativa, com 15,47% e de atendimento com 13,98%.
Em relação ao conhecimento de idiomas, inglês vem disparado em primeiro lugar com 67,48%, espanhol em segundo com 25,64% e curiosamente o francês vem à frente do alemão, italiano e chinês, por exemplo, com 2,78%.