Lideranças efetivas repercutem diretamente nos bons resultados de qualquer organização. Como um dos principais objetivos da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) é colaborar com a formação de novos talentos e disseminar conhecimentos interdisciplinares relacionados à gestão das instituições hospitalares, o seu Programa de Ensino e Aperfeiçoamento (PEA) lança uma nova programação desenvolvida especialmente para as lideranças intermediárias.
O Programa de Capacitação das Lideranças Intermediárias foi estruturado a partir dos resultados de uma pesquisa sobre clima organizacional e engajamento dos profissionais do setor, aplicada, em 2015, pela Anahp.
A pesquisa, da qual participaram 30 associados, de seis estados, somando mais de sete mil entrevistados, apontou, entre outros aspectos, a necessidade do desenvolvimento de lideranças intermediárias no setor, que conta com profissionais altamente especializados, muito técnicos, mas com uma defasagem em gestão de pessoas ? exatamente na faixa hierárquica responsável pela transformação do clima de uma empresa.
Com base nesses resultados, o Programa de Capacitação das Lideranças Intermediárias apresenta uma formatação moderna e inovadora com conteúdo abrangente, baseado em fundamentação teórica, contextualização e prática, a fim de atender a singularidade das instituições de saúde que exige, cada vez mais, profissionais aptos a lidar com os atuais desafios da moderna gestão hospitalar.
O Programa de Capacitação das Lideranças Intermediárias está dividido em seis módulos, totalizando 96 horas presenciais e 96 horas de educação à distância (EAD). Para facilitar o acesso dos hospitais associados, distribuídos nas diferentes regiões do país, o programa poderá ser ministrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife, mediante formação de turmas de pelo menos 20 alunos.
Confira os objetivos de cada módulo do Programa:
Módulo 1 – Liderança de alto desempenho
Desenvolver e aperfeiçoar os valores, práticas gerenciais e de liderança, a fim de elevar a performance dos líderes dos hospitais no exercício da sua função. Após o treinamento desse módulo, é desenvolvida uma análise SWOT do mercado e um plano de ação de mudanças que você poderá implementar na sua área.
Módulo 2 – Autogestão e gestão do outro
Fornecer ferramentas para que os líderes desenvolvam e aprimorem as habilidades de gestores de si e de outros, com o intuito de melhorar a eficiência da sua área de atuação.
Após o treinamento desse módulo, é executado um plano de ação elaborado em sala e apresentação dos resultados.
Módulo 3 – Gestão da atividade e do resultado
Desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de liderança em definir estratégias que contribuam para que a área gere os resultados esperados pela instituição. Após o treinamento, os participantes apresentam um case de sucesso da sua área baseado na prática dos conhecimentos aprendidos no módulo.
Módulo 4 – Comunicar com significado
Capacitar e aprimorar as habilidades de comunicação, utilizando todas as ferramentas empresariais, a fim de melhorar a eficiência e a qualidade no uso dos meios de comunicação empresarial.
Módulo 5 – Como gerir pessoas
Formar e aperfeiçoar a capacidade de liderança em selecionar e manter os melhores profissionais em seus times. Elevar a eficiência na contratação de novos profissionais e na retenção de talentos dos hospitais.
Módulo 6 – Gestão de mudanças
Desenvolver e aperfeiçoar as habilidades que um líder deve ter para gerir adequadamente processos de mudanças, de qualquer dimensão. Elevar o desempenho dos líderes na gestão de mudanças, minimizando os impactos para os hospitais, colaboradores e pacientes.
Mais informações no site www.anahp.com.br