A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana pioneira em produtos de higiene pessoal, realiza o projeto Women Mentoring Women, que tem o propósito de conectar mulheres líderes seniores com gestoras de outros níveis para oferecer mentorias visando o desenvolvimento de lideranças femininas em todos os setores. Esse é um dos pilares de diversidade da companhia, que hoje já tem metade das posições de diretoria no Brasil ocupadas por mulheres.
Os treinamentos do Women Mentoring Women contam com a participação de executivas de toda a América Latina e são acompanhados ativamente pela área de Recursos Humanos. São previstas três sessões de mentoria e na primeira fase do projeto 49 colaboradoras foram impactadas, 30 delas brasileiras. A segunda etapa foi iniciada em maio deste ano e tem 13 mentoras do Brasil compartilhando conhecimento com mulheres de diversos países.
Com visão de longo prazo, além de contribuir com o avanço de carreira das funcionárias, o Women Mentoring Women também tem o importante resultado de fortalecer a rede de contato entre as colaboradoras da Kimberly-Clark na América Latina, promovendo um intercâmbio onde é possível trocar diferentes experiências, ideias e boas-práticas. Essa diversidade é um dos pontos chave da empresa para se aproximar cada vez mais de seu consumidor.
Diversidade e Inclusão: Nossa jornada
Desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar seu melhor trabalho e onde as diferenças sejam valorizadas é essencial para o nosso sucesso. Em 2019 a Kimberly-Clark deu um novo passo para aprofundar o tema da diversidade em pauta dentro da companhia, e desde então vem evoluindo e já é referência em equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança, aumento nas contratações de PCDs, promoção de ações para a troca entre gerações e tem liderado comitês para o planejamento e execução de iniciativas para profissionais negros e comunidade LGBTQIA+.
Visando dar voz ao protagonismo de seus colaboradores, um dos caminhos identificados pela companhia foi a criação de comitês exclusivos para discutir cinco pilares: Gênero, Gerações, PCD, Raça e LGBTQIA+. Os grupos são formados voluntariamente por colaboradores diversos da empresa e tem uma média de 12h de dedicação por mês para desenvolver e implementar ações dedicadas a este tema.
Nos últimos 10 anos, a companhia aumentou o número de mulheres em cargos de alta gerência por meio de um esforço conjunto para recrutar, reter e promover nossos talentos. Hoje, as mulheres representam 41% das funções de gestão da empresa no Brasil. A companhia também anunciou a nova meta global de atingir 50% de mulheres em posição de liderança nos próximos 10 anos.
Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a Kimberly-Clark vem buscando parceiros que podem contribuir para evolução e ampliação dos temas internamente. Desde 2012 somos parceiros da ONU Mulheres e em 2016 nos juntamos a plataforma Movimento Mulher 360 e mais recentemente anunciou a adesão pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em breve a companhia irá anunciar novas parcerias para reforçar os pilares de gênero, Pessoas Com Deficiência e de gerações.