Mundo RH

Programa premiado internacionalmente aumenta a produtividade e reduz custos com saúde em empresas

Referência em saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece inovador Programa Saúde Integral

O setor de saúde está sob pressão para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com o cliente. A superação desses desafios passa necessariamente pelo investimento em soluções de gestão que tragam uma visão clara sobre a operação e as informações necessárias para a tomada de decisões.

Recentemente, o estudo realizado pela Porter Research entrevistou cem CEOs, CFOs e CIOs do segmento para conhecer com profundidade as principais questões relacionadas aos sistemas de saúde e como eles vão priorizar novos investimentos em tecnologia nos próximos três anos.

O levantamento aponta que, em 2019, os sistemas se concentrarão em gerenciar o conflito entre os altos custos, em grande parte decorrentes de reembolsos, e a experiência dos pacientes, cada vez mais exigentes. Diante desse cenário, as empresas estão investindo em soluções que apoiem os departamentos financeiros, melhorem o engajamento dos colaboradores, permitam a interoperabilidade e garantam a visibilidade dos dados em toda a organização.

Neste contexto, a saúde corporativa representa hoje um grande desafio para as empresas e operadoras de saúde, por isso novos modelos de gestão, mais sustentáveis, estão no foco do mercado.

Sempre de olho nos desafios e nas demandas em função de oferecer soluções eficazes em saúde de alta qualidade, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lançou o Programa Saúde Integral, que propõe o uso mais racional do sistema de saúde sem perder qualidade no atendimento.

 Como funciona

O Programa Saúde Integral busca assegurar a melhor experiência em saúde para colaboradores, dependentes, empresas e operadoras ao apostar em um inovador modelo que valoriza uma linha de cuidado contínua, que se inicia nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças até o tratamento e a reabilitação.

Uma das grandes vantagens do Programa Saúde Integral é a possibilidade de o atendimento ser realizado diretamente na Unidade Referenciada Oswaldo Cruz (Vergueiro), detentora de um modelo de atenção à saúde hospitalar inovador, que, em parceria com empresas e operadoras de saúde, garante previsibilidade de preço e medicina de última geração.

Um dos diferenciais do Programa Saúde Integral é o médico de família, que tem a responsabilidade de acompanhar o atendimento médico, com apoio de uma equipe multidisciplinar, para que a pessoa tenha uma melhor experiência em qualidade de vida, saúde e, consequentemente, satisfação no trabalho.

Com um atendimento que possa acompanhar e atender o paciente como um todo, de forma holística e integral, além de um impacto na qualidade de vida e na produtividade dos colaboradores, essa ação tem uma repercussão econômica significativa para as empresas. Isso porque o uso de procedimentos de alto custo repercute diretamente na chamada sinistralidade do plano, que é diretamente ligada ao índice de reajuste.

 O que muda para as empresas com o Programa Saúde Integral

 Já para as organizações que precisam a todo momento passar por redução de custos em suas políticas de saúde, o Programa Saúde Integral, além de garantir uma redução nos custos financeiros com a saúde, também promove uma satisfatória redução no absenteísmo, eleva os indicadores assistenciais e garante excelência na qualidade de vida e saúde do seu capital humano.

Com o Programa Saúde Integral, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece uma gestão de saúde sustentável e atendimento médico de excelência dentro e fora das empresas, uma vez que esse programa foi desenhado a partir da bem-sucedida experiência do Hospital com seu próprio programa de cuidado dos funcionários – reconhecido e premiado internacionalmente.

Para se ter uma ideia da eficácia das ações em saúde realizadas dentro das empresas, de acordo com os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 85% dos problemas de saúde de trabalhadores podem ser evitados ou resolvidos dentro do ambulatório da própria empresa, o que mostra a relevância da adoção de programas de atenção primária.

Esses programas incentivam o atendimento médico e funcionam como um gatekeeper (porta de entrada), que pode ser uma alternativa viável ao modelo de gestão de saúde adotado atualmente pela maioria das empresas no Brasil.

Para mais informações sobre o Programa Saúde Integral, acesse: https://vergueiro.hospitaloswaldocruz.org.br/saude-integral/

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo