Segundo pesquisa realizada pela IDados, para o jornal Valor Econômico, feita a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do terceiro trimestre de 2021, no Brasil existem cerca de 11,675 milhões de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, os chamados nem-nem. Os nem-nem representam 23,7% dos jovens, na média brasileira, mas na divisão por regiões do país temos o percentual de 30,6% no Nordeste, 26,6% no Norte, 16,1% no Sul, 19,7% no Centro Oeste e 21,2% no Sudeste.
Para atender à crescente demanda do mercado, o Senac São Paulo prepara jovens aprendizes para o mundo do trabalho desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania, por meio de cursos do Programa Senac de Aprendizagem.
Para participar, o estudante precisa ser contratado como aprendiz por uma empresa, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e ter de 14 a 24 anos incompletos. Vale reforçar que não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência.
Após o término do curso, o aprendiz recebe o certificado com validade nacional. Tudo isso para conectar os aprendizes às inovações e ao mercado, por meio do Jeito Senac de Educar. Muito mais do que as capacidades técnicas, o Senac São Paulo também investe na formação voltada para as capacidades socioemocionais, as conhecidas hardskills e softskills, além de explorar o empreendedorismo em suas variadas formas, a exemplo do intraempreendedorismo.
“Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida”, explica Erleni Andrade Lima, coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem.
O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa, jovem e Senac.
As inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Para mais informações, basta acessar Senac Jovem Aprendiz .
Conheça as opções de cursos do Programa Senac de Aprendizagem:
Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Aprendizagem Técnica em Administração:
Aprendizagem Técnica em Informática
Aprendizagem Técnica em Nutrição e Dietética
Aprendizagem Técnica em Recursos Humanos
Aprendizagem Técnica em Segurança no Trabalho
Aprendizagem Técnica em Logística
Aprendizagem Técnica em Finanças
Aprendizagem Ensino Médio Técnico em Informática
Sobre o Programa Senac de Aprendizagem
O Senac São Paulo oferta aprendizagem desde 1946, promovendo a capacitação profissional pela qual jovens podem ter sua primeira experiência no mundo do trabalho. O programa atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e promove a inserção social de jovens no mundo do trabalho. Saiba mais em Senac Jovem Aprendiz.
Várias empresas oferecem vagas para aprendizes na área exclusiva do site do Senac. O interessado precisa acessar o site Senac, criar um login, clicar em Oportunidades externas e, em seguida, em vagas de jovem aprendiz. Outra opção é por meio da parceria firmada com o TAQE, organização parceira do Senac, que por meio de um aplicativo de recolocação profissional gamificado, auxilia empresas a darem oportunidade a jovens de terem sua primeira experiência no mundo do trabalho e, em paralelo, se capacitarem.