A pandemia impactou a vida de muitas pessoas desde que chegou no Brasil. A imposição do home office acabou evidenciando a necessidade de cuidar do corpo e da mente neste período. Pensando nisso, a Elifegroup, grupo empresarial brasileiro dedicado à oferta de soluções de software e serviços para transformação digital das empresas, passou a oferecer para os seus colaboradores atividades físicas e psicoterapia online para amenizar os efeitos das rotinas de trabalho remoto. Na empresa, 86% dos colaboradores se sentiram seguros em fazer a terapia online.
De acordo com a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, da Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril de 2020, 46% das empresas do país optaram pelo home office. Em meio ao cenário tão complexo para o bem-estar do corpo e da mente, o ambiente de trabalho, naturalmente, não se manteve imune à situação. A Síndrome de Burnout, caracterizada por sintomas similares ao da depressão e da ansiedade, mas relacionada ao trabalho – especialmente por conta de estresse, sobrecarga ou desânimo – também se intensificou.
Em março do mesmo ano, quando o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretaram quarentena por causa do novo coronavírus, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma nota informando que todos os profissionais da área poderiam fazer atendimento on-line sem necessidade de aguardar confirmação de cadastro no e-Psi.
Na Elife, o modelo de trabalho sempre foi home office desde 2006, sendo a ida ao escritório opcional, mas com os desafios da pandemia, a companhia passou a oferecer os novos serviços de apoio a seus colaboradores que hoje têm acesso livre para optar pelo acompanhamento de psicoterapia semanalmente, atendidos por três psicólogos, com 40 minutos em cada sessão. A ideia de fazer a terapia online surgiu a partir da necessidade dos próprios colaboradores que sentiram o impacto da pandemia logo nos primeiros meses de trabalho remoto. Além disso, eles também têm aula de zumba, ginástica laboral e yoga de forma remota.
“Adaptar os benefícios oferecidos pela empresa durante o período da pandemia e criar outros, foi uma forma que encontramos de estar próximos dos colaboradores de alguma maneira e oferecer um pouco de conforto nesse período de tantas mudanças, ansiedade e incertezas”, explica Elisandra Pessiole, responsável pela parte administrativa e financeira do grupo.
A pesquisa interna realizada em Abril de 2021 da empresa revelou que 81% dos colaboradores se sentiam confortáveis em falar com os profissionais que estavam fazendo o atendimento. Em relação aos que dizem pretendem continuar com os encontros semanais com os psicólogos da empresa, mais de 87% disseram que sim.
“Desde o início do programa eu aderi. Na época, eu estava precisando muito desse apoio psicológico, meus pais haviam se separado, entre outros problemas. A Psicóloga Aline me acolheu muito e as consultas com ela se tornaram um momento importante na minha rotina. Hoje, após alguns meses de terapia, posso afirmar que progredi e me sinto muito melhor com relação a tudo que eu precisava trabalhar”, afirma uma das colaboradoras da companhia.
“Para a Elife, a saúde mental e física do colaborador é uma das nossas maiores preocupações. Por isso, praticamos o home office desde 2006 e buscamos pouco a pouco buscar novas ofertas de benefícios para que quem trabalha conosco se sinta mais feliz e saudável”, afirma Alessandro Lima, CEO da Elife.