Dança das cadeiras

Qsaúde contrata Camila Dantas como líder de RH

Com mais de 20 anos de atuação na área, a executiva teve passagens por Braskem e Coca-Cola e liderou grandes projetos de transformação cultural e desenvolvimento organizacional

A administradora de empresas Camila Dantas, 43 anos, assume como líder de Recursos Humanos do Qsaúde, a nova operadora de planos de saúde individuais que alia medicina de qualidade com atendimento acolhedor dos médicos de família da Clínica Einstein, à tecnologia para oferecer um novo conceito personalizado de gestão de saúde.

A executiva atuou por mais de 11 anos na Braskem, onde ocupou, mais recentemente, a posição de diretora de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. É com ampla bagagem em gestão de talentos, marca empregadora e diversidade e inclusão, que Camila chega ao Qsaúde, lançado em outubro do ano passado para atender, inicialmente, a população de São Paulo.

“O Qsaúde é uma empresa nova, mas que já nasce com uma cultura forte, pautada pelo cuidado. Nossa missão é fortalecer esse pilar não só no relacionamento e atendimento ao cliente, como também com cada um de nossos colaboradores. Venho unir minha experiência de mais de 20 anos em Recursos Humanos ao jeito Q: uma marca que promove o acolhimento e é focada no humano e suas necessidades individuais”, afirma.

Carioca, Camila trabalhou com projetos importantes, especialmente em transformação cultural, desenvolvimento organizacional e formação de lideranças. Na Braskem, por exemplo, esteve diretamente envolvida na criação da área de Diversidade e Inclusão em 2014. Como resultado do trabalho realizado pela área, o percentual de profissionais negros nos programas de estágio passou a ser de 20% e houve crescimento do número de mulheres em posições de liderança. Também foram criadas redes de funcionários focadas em promover diversidade, englobando atividades direcionadas para mulheres, público LGBTQIA+ e raça e etnia.

Já em transformação cultural, um dos grandes desafios de sua carreira foi a criação do projeto de “Proposta de Valor aos Colaboradores” na Braskem, que visou uma mudança de cultura e na forma de a empresa se relacionar com pessoas. Assim, novos valores foram pensados para atrair e reter profissionais – como a criação de um ambiente que permite a cada um ser o que é, a adoção de práticas para estimular o desenvolvimento e crescimento dos funcionários, e a implementação de políticas com o foco em estimular que estes fossem protagonistas de suas carreiras, além de transformar a experiência dos colaboradores internamente.

Antes da Braskem, Camila foi coordenadora de Aprendizado e Desenvolvimento da Odebrecht E&C, função na qual liderava iniciativas de treinamento e desenvolvimento para média gerência, educação executiva e por melhorar a eficiência do departamento, com reestruturação das operações e implantação de novos processos.

Integrou ainda o time de RH da The Coca-Cola Company, onde atuou, no Brasil e na América Latina, com recrutamento, remuneração e treinamento. A executiva foi contratada pela multinacional assim que retornou de um trainee internacional de um ano na Índia, na Litaka Farmacêutica.

Para a carreira e para a vida

A Índia, inclusive, moldou muito da personalidade de Camila, que é budista e faz meditação. Segundo ela, a vivência no país permitiu que se tornasse uma pessoa mais adaptável, não só na vida pessoal, mas no trabalho também. Mais do que isso, agregou à sua bagagem de vida a compaixão, o entendimento e respeito às diferenças. Não à toa, liderou tantos projetos voltados para colocar a diversidade em prática.

Como líder, sempre procura criar condições para o aprendizado da equipe, e preza pela resolução e pelo resultado. Já dentro de casa, Camila prioriza o convívio intenso com o marido e o filho, de 3 anos, e gosta de se aventurar pela cozinha – território que domina muito bem. Fora de casa, é praticante de corrida, esporte que precisou parar por um tempo devido à pandemia.

No Qsaúde, chega para reforçar o time de executivos experientes que está sendo montado pelo CEO da empresa, José Seripieri Junior, uma das principais lideranças do Setor de Saúde Suplementar no Brasil. Em dezembro passado, Junior trouxe da Hapvida o médico cirurgião cardiológico Anderson Nascimento como vice-presidente executivo. Até novembro, Anderson era o superintendente nacional da rede própria Hapvida e foi também superintendente na Prevent Senior, onde trabalhou por 14 anos. Mais recentemente, Renan Pinto passou a integrar o time como CFO. O economista veio da Gerdau, onde acumulava os cargos de diretor sênior de Tecnologia e Transformação Digital na operação da empresa na América do Norte e de diretor Financeiro da operação da Gerdau no Peru.

Entre outras lideranças no quadro da empresa estão Gustavo Ribeiro (Assuntos Estratégicos), que foi vice-presidente da Fundação Zerbini e do Instituto do Coração (Incor) e diretor de Relações Institucionais da UnitedHealth Group (UHG) para América Latina e Estados Unidos, Fabian Rocha (Jurídico), que é ex-diretor jurídico da Qualicorp, e Sandra Brasil (Comunicação), jornalista que atuou por mais de 20 anos nas principais redações dos veículos de mídia do país e foi diretora de duas agências de comunicação. À frente da área médica está o cardiologista Ricardo Casalino, que antes de chegar ao Qsaúde ocupava o cargo de coordenador médico na Prevent Senior .

Botão Voltar ao topo