ArtigoColunista

Quais as novas competências e habilidades para o avanço na carreira?

Para nós que trabalhamos na área de recursos humanos, a formação dentro da empresa é talvez uma das tarefas mais importantes e que ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19

Todo começo de ano é a época em que, na Medtronic, conduzimos nossas conversas sobre desenvolvimento de carreira. É um processo no qual os funcionários, juntamente com seus gerentes, identificam áreas de aprimoramento individual e oportunidades de aprendizagem. Pensando na ascensão na carreira por meio de experiências ampliadas de trabalho, treinamentos e reforço de habilidades essenciais.

Para nós que trabalhamos na área de recursos humanos, a formação dentro da empresa é talvez uma das tarefas mais importantes e que ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19. Por conta do novo cenário, tivemos que dar uma atenção especial para atender necessidades justamente para que o nosso trabalho continuasse. Tivemos que munir nossos funcionários com conhecimentos, ferramentas e habilidades para que se adaptassem ao novo ambiente de trabalho.

Também notamos que certas e novas competências e habilidades passaram a ser essenciais para aqueles que buscam se manter em suas funções ou mesmo para quem procura por espaço no mercado de trabalho. São tendências que preconizam pelo menos quatro habilidades fundamentais.

Expandir a capacidade de operar em ambientes totalmente digitais

 Devido à crise provocada pela COVID-19, as compras pela Internet aumentaram. Um estudo realizado pelo eMarketer revela que no ano passado, na América Latina, 10,8 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez. Da mesma forma, o confinamento acelerou o uso de consultas médicas virtuais e de tecnologias para atendimento remoto de pacientes.

Ambas as situações criaram desafios e oportunidades sem precedentes para empresas de tecnologia médica como a Medtronic. Por isso, estamos expandindo as competências digitais básicas que permitem que nossos funcionários se sintam confiantes e mantenham um contato fluido com o ecossistema de saúde da região: clientes, fornecedores, médicos, pacientes e autoridades.

Na Medtronic tivemos que nos adaptar rapidamente aos ambientes digitais: desde a implementação de um novo sistema de vendas remoto até o impensável: reunir nossos quase 2.000 funcionários em toda a América Latina de forma 100% virtual em nossos encontros trimestrais com a liderança. 

Treinamento de funcionários na utilização de dados (Analytics Literacy) 

Os dados são um dos ativos mais valiosos para as empresas. Eles nos permitem entender melhor as necessidades do cliente, bem como responder às mudanças com precisão. A análise de dados também está transformando todos os aspectos da saúde, tornando-o essa interpretação particularmente relevante para a Medtronic.

Estamos cientes, no entanto, que as diferenças geracionais e educacionais causam uma lacuna nas capacidades para a correta implementação de uma cultura orientada por dados. Para reduzir essa lacuna, implementamos cursos e treinamentos sobre as melhores práticas em análise e visualização de dados, inteligência artificial e gerenciamento de dados de saúde, entre outros.

Esses programas, por sua vez, são direcionados a dois tipos diferentes de público; aqueles que desejam aumentar seus conhecimentos para a execução de programas ou executivos em cargos de liderança que, além de buscarem um conhecimento básico sobre essas questões, desejam agregar valor às suas iniciativas, bem como criar uma cultura baseada em dados dentro de suas equipes .

Reforçar as habilidades de planejamento e a comunicação eficaz 

 Uma das nossas primeiras ações para entender as necessidades de nossos funcionários na nova realidade do trabalho em casa foi a realização de uma pesquisa. Como resultado,  58% de nossos profissionais consideraram o planejamento e a comunicação eficaz como duas competências necessárias para atender ou desempenhar suas funções.

Por sua vez, o relatório do LinkedIn 2020 sobre a aprendizagem no local de trabalho Workplace Learning Report, menciona que 57% dos desenvolvedores de talento se concentrarão em habilidades de liderança e gestão, 42% em resolução criativa de problemas e 40% também se concentrarão em habilidades de comunicação.

Neste sentido, fortalecemos ainda mais o nosso trabalho com as equipes de TI e Comunicação para disponibilizarmos recursos e formação em diferentes competências, e para tirar partido das novas tecnologias de comunicação e trabalho colaborativo que mantém as nossas equipas ligadas, empenhadas e produtivas.

 Mudança, saúde mental e resiliência.

Antes da pandemia, a abordagem do RH para a saúde ocupacional era garantir que os benefícios de saúde e os programas de assistência aos funcionários apoiassem adequadamente seu bem-estar físico e mental. Hoje, a saúde mental é uma prioridade na tomada de decisões, indo além da responsabilidade de RH para se tornar uma das principais considerações para nossos líderes em todos os níveis da empresa. Estamos cientes de que os funcionários estão lidando com uma variedade de problemas relacionados ao estresse e à ansiedade por muitos motivos, desde o impacto do isolamento até os temores sobre a segurança pessoal e familiar.

O treinamento interno também deve considerar elementos que ajudem os funcionários a desenvolver uma mentalidade resiliente, e os gestores, habilidades de escuta e resolução de conflitos que os ajudem a fornecer às suas equipes o nível adequado de conversação, intervenção e suporte.

Oferecer oportunidades de crescimento profissional a todos os nossos funcionários é um dos princípios que norteiam nossa missão. Reconhecer essas tendências e atuar para implementá-las fará com que continuemos a conquistar os melhores resultados como empresa.

Por Alejandra Bailón, VP de Recursos Humanos da Medtronic América Latina

Se você deseja conhecer algumas das oportunidades de trabalho que a Medtronic tem na América Latina, clique neste link https://jobs.medtronic.com/ e coloque a palavra-chave América Latina no mecanismo de busca.  


Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo