Quais competências o profissional da indústria 4.0 deve ter?

A indústria 4.0 criou a possibilidade de novas funções dentro dos cargos já conhecidos

O profissional da indústria 4.0 surge para suprir uma lacuna no novo cenário laboral, redesenhado pela tecnologia. Segundo relatórios recentes, é o resultado da conjunção dos seguintes fatores: Inteligência Artificial (IA); Manufatura aditiva; Simulação; Integração de sistemas; Internet das Coisas (IoT); Big Data Analytics; Cloud Computing; Segurança de TI e Realidade Virtual (VR).

Nesse contexto, o controle da produção pode ser realizado até mesmo remotamente, e processos obsoletos são substituídas por mais inteligentes. Toda essa estrutura demanda novas competências profissionais e necessidade de adaptação.

Apesar disso, muitas organizações mantêm estruturas e práticas industriais ultrapassadas. Segundo o Projeto Indústria 2027, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um plano de ação formal para a digitalização de processos é elaborado somente por 15,1% das empresas pesquisadas.

Diante de tudo isso, surge a questão: como se tornar um profissional do futuro e como preparar as equipes para esse novo paradigma? Confira as respostas!

Quem é o profissional da indústria 4.0?

São indivíduos com formação multidisciplinar e flexível, além de domínio de novas ferramentas, idiomas e competências emocionais. São capazes de se adaptarem facilmente a uma nova cultura de negócios e habilitados socialmente para desempenhar trabalhos colaborativos.

Esses novos profissionais da indústria 4.0 não desempenham funções repetitivas, pelo contrário. Lidam, de forma contextual e inovadora, com processos como machine to machine (M2M), em que as atividades são mais complexas, eficientes e criativas.

Quais são as habilidades e aptidões desse profissional?

É flexível

A manutenção preditiva, apesar de ser programada, não evita que máquinas criem demandas ou incidentes a qualquer momento do dia. Isso aumenta a necessidade de ações fora do habitual.

A flexibilidade está intrínseca, ainda, à possibilidade de funcionários ficarem mais disponíveis ao core business da empresa. Isso é resultado também da execução multitarefas e de processos cada vez mais eficientes.

Dessa forma, um engenheiro de rede, por exemplo, além de criar projetos para a eficiência e a evolução da infraestrutura de telecomunicação da empresa, poderá se dedicar a estratégias de segurança de TI de forma multidisciplinar e agregar valor ao setor com seu conhecimento em outras matérias.

A indústria 4.0 criou a possibilidade de novas funções dentro dos cargos já conhecidos. Esse contexto permite desenvolver os pontos fortes de cada um junto à tecnologia, reformulando os papéis dos colaboradores dentro das instituições.

Tem formação multidisciplinar

O profissional da indústria 4.0. deve ter habilidades para lidar com tecnologia, matemática, robótica e empreendedorismo. Além disso, deve entender conceitos de segurança da informação e direito, para lidar com todo tipo de inovação.

Consegue manter um bom relacionamento interpessoal

Aptidões decisórias serão um diferencial do profissional que consegue assegurar reações sociais e emocionais, no âmbito organizacional. Tudo por meio de trabalho em equipe, ações colaborativas e atividades compartilhadas.

Nesse sentido, será possível deliberar por intermédio da criação de valor e liderar pelo exemplo, já que a formação multidisciplinar permite executar diferentes funções. Além disso, a integração entre os diversos agentes da empresa e as ferramentas disponíveis facilitará o processo de comunicação.

Apresenta percepção de urgência

Implementar métodos automatizados e a robótica nas empresas muitas vezes não implica a dispensa dos funcionários, já que crescerá a demanda pela execução de tarefas estratégicas e de monitoramento.

A necessidade de reparo de um equipamento, por exemplo, deve ocorrer em tempo hábil. Por meio da integração com aplicativos, o profissional tomará conhecimento do fato e deverá discernir acerca da urgência de ações.

Tem visão técnica e sistêmica de processos

O profissional da indústria 4.0 precisa ter uma visão técnica, também resultado da sua formação multidisciplinar (competências de engenharia elétrica, mecânica e de automação). Além disso, deve saber olhar de forma sistêmica para os processos da empresa e seus respectivos reflexos.

Consegue coletar e realizar a análise de um grande volume de dados

Outra habilidade emergente é a capacidade de coletar e analisar dados disponibilizados pelo Big Data — grande volume de informações coletadas de diversas fontes para tomar decisões, definir perfis e delimitar preferências. Assim, é possível definir como serão direcionadas as estratégias organizacionais.

Segundo consultoras globais, os maiores desafios para empresas serão em torno de questões como cultura, organização, liderança e habilidades, em detrimento de padrões preestabelecidos de infraestrutura e propriedade intelectual. Já a ausência de uma cultura digital e de treinamento adequado desponta como o maior gargalo das empresas, em todos os segmentos.

Portanto, o profissional da indústria 4.0 precisa buscar qualificação, para adquirir uma ou mais dessas habilidades. Além disso, deve buscar parcerias especializadas para colocar os projetos de inovação em prática.

Por Alessandro Nunes, diretor de serviços da Teclógica