Essas empresas possuem alguns diferenciais competitivos que as fazem ser as maiores do mundo
As quatro grandes empresas de tecnologia – Amazon, Apple, Facebook e Google fascinam e assustam por seus números de valor de mercado, número de usuários mas especialmente por sua influência em nossas vidas ao ponto de se tornar muito difícil imaginar um só dia sem o uso dos serviços e produtos de pelo menos uma delas. Essas empresas possuem alguns diferenciais competitivos que as fazem ser as maiores do mundo:
Diferenciação de produto
Não se engane que diferenciação está apenas no produto ou serviço em si, mas sim, em toda a experiência de compra, uso, manutenção, entrega, etc.
Presença global
Habilidade de criar uma solução que possa escalar globalmente. Mais do que garantir acesso a um mercado maior, isso reduz riscos cíclicos de mercados locais e garante diversidade.
Reputação
Na era da transparência, zelar pela reputação é uma estratégia competitiva fundamental.
Inteligência Artificial
Acesso e capacidade de extrair insights a partir de grandes massas de dados. O marketing evoluiu do direcionamento demográfico para o direcionamento social. Entramos agora na era do marketing comportamental.
Com inteligência artificial podemos agora monitorar o comportamento de indivíduos em uma escala e nível de detalhe inimagináveis. As maiores fornecem produtos e serviços que são verdadeiros coletores de dados comportamentais, assim elas se adaptam e aumentam as barreiras competitivas de forma contínua.
Geografia
75% das grandes empresas estão em grandes hubs globais. São raros os casos de empresas relevantes estabelecidas a mais de poucos minutos de distância de grandes universidades e centros de formação de competências essenciais.
Como empresas brasileiras podem trilhar o mesmo caminho de sucesso?
Conquistar o sucesso empresarial é o objetivo de todos aqueles que investem em seus sonhos se tornando empreendedores. O primeiro passo essencial para isso é ter um planejamento estratégico que trace os caminhos que sua empresa precisará percorrer até que chegue ao seu objetivo. Sem delimitar onde você quer chegar, qualquer lugar serve!
Por isso, é importante olharmos para essas grandes empresas, extrairmos o que elas fazem e adaptarmos a realidade de nossas empresas, para que um dia possamos chegar lá. Na Universidade de Negócios Tânia Zambon, levamos empresários para o berço dessas grandes empresas, lá eles aprendem in loco, as estratégias de grandes empresas como Google, Facebook, Amazon e Apple, entendem as tendências do mercado mundial e traçam um planejamento estratégico adaptado a realidade de suas empresas para que atinjam o hipercrescimento sustentável.
Tânia Zambon: especialista em Comportamento Humano e Estrategista de Negócios