No setor de telecomunicações, a flexibilidade vem ajudando a atrair e reter talentos que buscam modelos de trabalho que respeitem a individualidade e a diversidade de estilos de vida.
No competitivo mercado das telecomunicações, o Grupo Ótima Digital, um dos maiores distribuidores de mensageria no Brasil, tem se destacado não apenas pela robustez de sua infraestrutura e alcance – com operações em toda a América Latina e Europa – mas também pela inovação nas relações de trabalho. Adepta e defensora da cultura ‘remote first’, a empresa tem atraído e retido talentos de diferentes gerações e regiões do País apostando na flexibilidade como diferencial.
A escolha pelo trabalho home office ou híbrido se adapta ao perfil variado da equipe: dos 80 colaboradores, 55% são da geração Millennial (1981-1996), seguida pela Z (1997-2010), que representa 23%. A empresa também conta com Baby Boomer (1946-1964), X (1965-1980) e Alfa (2010-atualmente), criando um ambiente verdadeiramente múltiplo. Eles estão em 20 cidades de seis estados do País, ou seja, diferentes faixas etárias, com diversas experiências de vida e cultura. “Isso tudo é muito potente e só acontece graças à política da empresa, aderente a sistemas que não impõe barreiras geográfica ou etária”, defende a diretora de Marketing e Recursos Humanos da Ótima Digital, Ana Somaggio.
Para oferecer suporte às demandas geracionais, a empresa investiu, só nos últimos dois anos, R$80 mil em tecnologia e integração, como a criação de um metaverso corporativo que simula em ambiente online a sede virtual da Ótima e suas pessoas, permite interações, reuniões e meets em tempo real, eliminando barreiras físicas. Dá para ‘bater na porta’ da sala do colega e chamá-lo para um café por voz ou convidá-lo para uma partida de sinuca virtual.
“Nosso metaverso também é cenário para os encontros dos times, seja no café da manhã virtual, quando a equipe tem um momento descontraído para falar sobre temas extra-trabalho, ou no happy hour mensal pós expediente, que apesar de online, deve incluir o comer, beber e papear”, reforça Ana.
Ainda segundo a diretora de Marketing e RH, para gerenciar os colaboradores à distância, além das ferramentas para trabalho remoto, cada equipe tem liberdade de gerir sua própria rotina, considerando touchpoints diários (dailys), semanais e mensais, de acordo com as características do departamento. Programas de reconhecimento e desafios com premiações mantêm o ambiente motivado e colaborativo, mesmo à distância.
Hoje, cerca de 70% dos colaboradores do Grupo Ótima Digital estão híbridos ou totalmente remotos, mas a empresa de telecomunicações também oferece espaços físicos de apoio na capital paulista, Bauru e em Ituverava, além de Curitiba, no Paraná. “Nós acreditamos que, no mercado de telecomunicação, a flexibilidade não é tendência, é um compromisso. E ao proporcionar uma estrutura adaptável, nos mantemos na vanguarda e conseguimos atrair e reter talentos de diferentes gerações que buscam, além de uma carreira sólida, um modelo que respeite a individualidade e a diversidade de estilos de vida”, destaca Ana Somaggio.
No mercado desde 2001, a Ótima Digital oferece soluções para gestão e automação de comunicações para os setores público e privado, por meio de 30 produtos, incluindo soluções de multicanalidade e estratégias omnichannel via e-mail, SMS, RCS, WhatsApp, webchat, weblink, 0800, IPBX, 0303, chatbots, agentes virtuais com capacidade generativa, entre outros. Atualmente, conta com 700 clientes ativos, de diferentes setores da economia, como recuperação de crédito bancário e varejo.