Para que os gestores se tornem verdadeiros líderes e mentores é preciso desenvolver competências estratégicas
O desenvolvimento da liderança é uma das áreas mais fundamentais do gerenciamento de RH. Entender qual é o papel das empresas sobre as habilidades de um gestor e o que é preciso para que os profissionais que buscam posições de liderança possam assumir cargos de gestão com confiança, não é uma tarefa simples. Por isso, a Duomo Aprendizagem Corporativa orienta as equipes de Recursos Humanos a pensarem no desenvolvimento das pessoas, que são a verdadeira vantagem competitiva de um negócio.
A pesquisa Manpower Group de 2021 aponta que 64% das empresas são prejudicadas financeiramente por não saberem como desenvolver habilidades comportamentais nos seus times. Outro estudo conduzido por pesquisadores do Insper, FGV e Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, mostra que há uma relação positiva entre o nível de comprometimento da liderança com os valores da empresa e a taxa de permanência dos colaboradores. Diante desse cenário, buscar compreender os tipos de liderança que as equipes demandam, conversar com os funcionários que possuem interesse em participar de um programa de desenvolvimento de líderes e alinhar a visão sobre plano de carreira pode ser uma atitude decisiva no processo de retenção de talentos.
Joacir Martinelli, diretor executivo da Duomo Aprendizagem Corporativa, explica que tanto as empresas quanto os profissionais, podem se beneficiar desse desenvolvimento. “Este tipo de programa fortalece a cultura de liderança em todas as equipes e isso impacta na motivação dos colaboradores de forma positiva. Somos e lidamos com seres humanos desde que nascemos, independente da história, formação e dos talentos naturais de cada um”, afirma.
Além das capacidades objetivas da função, o RH deve perceber que o gestor precisa ampliar a sua capacidade de influenciar positivamente as pessoas. É esperado que quem recebe uma promoção possua competências técnicas de gestão, mas o colaborador nem sempre possui suas qualidades plenamente desenvolvidas para a liderança.
Um bom líder consegue observar de forma muito mais ampla, entendendo quais são os possíveis caminhos para alcançar o objetivo proposto. Para isso, é preciso saber distanciar-se dos problemas operacionais, identificar os recursos disponíveis, quanto tempo será necessário, entre outros fatores. O planejamento anual individual, por exemplo, é uma ferramenta que orienta e esclarece cada passo dado na construção das estratégias da empresa e começa com uma análise criteriosa da da equipe a ser envolvida em cada ação.
“Muitos que chegam a um cargo de gestão imaginam que terão que tomar decisões solitárias, informar soluções prontas e cobrar resultados dos colaboradores. Entretanto, é importante que o processo de planejamento seja descentralizado para que o time inteiro esteja comprometido e engajado. Um gestor deve saber se comunicar de forma significativa, traduzir o porquê do negócio e não ordenar como deve ser feito cada detalhe operacional, já que para isso existem os especialistas técnicos da equipe. Assim, o time será capaz de crescer junto com o líder”, comenta Martinelli.
Por esse motivo, é muito importante que os profissionais de RH não deixem o desenvolvimento das lideranças para depois. Fornecer a estrutura certa para que esse crescimento possa acontecer é um aspecto essencial para a área de Gente e Gestão. “Treinamentos são uma ferramenta para que os colaboradores possam refletir ativamente sobre o contexto, seus papéis e relacionamentos. Desenvolver um líder também é desenvolver sua equipe e transformar a maneira como todos trabalham na empresa” pontua Martinelli.