Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Qual o principal objetivo do Growth nas corporações?
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Negócios

Qual o principal objetivo do Growth nas corporações?

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
20/02/2023
1.9k Views
26/05/2024
Business vector created by katemangostar - www.freepik.com

No mundo das startups, a prática de growth hacking já se tornou uma constante entre equipes formadas com o objetivo de testar estratégias de crescimento

Por Luiz Capelati, Growth da 4intelligence

Qual é a empresa que não deseja expandir seus negócios e aumentar suas receitas de forma rápida, criativa e pouco custosa, retendo e fidelizando clientes numa curva ascendente de sólido crescimento? Imagine atrelar esse crescimento a experiências contínuas, sempre envolvendo estratégias de marketing capazes de explorar possíveis brechas de expansão com base em dados e engenharia de software.

 

Estamos falando do conceito de growth hacking, expressão cunhada há mais de uma década no ambiente do marketing digital por um empreendedor do Vale do Silício – Sean Ellis – ao criar a metodologia que identifica, por meio de dados, oportunidades e maneiras mais eficazes para promover um rápido crescimento das empresas. Essa metodologia também se caracteriza por processos de experimentação rápida e por táticas de baixo orçamento.

No mundo das startups, a prática de growth hacking já se tornou uma constante entre equipes formadas com o objetivo de testar estratégias de crescimento. Já no mundo corporativo, essa mentalidade passou a ganhar corpo com as mudanças causadas pela pandemia de covid-19: apesar do cenário de insegurança, surgiram novas oportunidades para gestores que arriscam inovar e pensar diferente.

Não importa a área de atuação ou dimensão da sua empresa. No mundo corporativo pós-pandêmico, o novo cenário demanda crescimento por meio de ações e estratégias de curto prazo – cujos resultados possam impactar e acelerar a evolução desse crescimento, otimizando seus processos e atingindo metas escaláveis e sustentáveis no longo prazo.

No contexto atual, marcado pela transformação digital e por decisões que se baseiam em torno de dados e estatísticas, as empresas que desejam crescer precisam de consultoria, de treinamento, de supervisão e de suporte. Nesse sentido, o growth hacking pode fornecer os recursos e o conhecimento necessários para essa transformação. É essencial o entendimento de que a interação entre as pessoas mudou – e essa mudança impacta diretamente o mundo corporativo bem como os caminhos que levam à expansão dos negócios.

O growth hacker deve ter um pensamento analítico e estratégico, cujo foco vá além das vendas e do faturamento. É preciso ter muito claras as metas da empresa e conhecer seus objetivos de expansão para poder solucionar os pontos frágeis que forem identificados após análise dos indicadores de performance – como informações de tráfego, leads e vendas, por exemplo. A experiência do usuário, cliente ou consumidor é de suma importância.

Uma equipe de growth deve primar pela criatividade de seus integrantes; o trabalho deve ser conduzido com agilidade, capacidade de observação e de análise, uma vez que a busca por oportunidades de crescimento será a missão de todos. Além disso, é preciso sempre testar e comprovar todas as interpretações de dados obtidos, pois eles se renovam e oferecem mais perspectivas. É onde entra a inteligência artificial. Nas startups que oferecem tal tecnologia, é visivelmente marcante a relevância dessas ferramentas que transformam dados em informações valiosas para soluções inovadoras dentro das corporações. São soluções que facilitam a tomada de decisões, pois conferem uma ampla visão do negócio e do mercado no qual ele está inserido, otimizando processos e acelerando a evolução dos resultados.

Podemos identificar a atuação do growth marketing nas mudanças que comumente observamos em redes sociais, sites, landing pages, plataformas de streaming etc.; são novos aspectos e/ou funcionalidades que vão sendo testados e incorporados ao ambiente digital com a finalidade de proporcionar a melhor experiência para o consumidor ou usuário. Esses experimentos melhoram os índices de retenção dos clientes, diminuindo seus custos de marketing. Afinal, diante da concorrência que também se reinventa, manter um cliente satisfeito torna-se um ótimo negócio, pois a sua avaliação positiva trará novos clientes a partir da recomendação. E o growth é a maneira de estar atento ao mercado, observando como ele se comporta, reconhecendo tendências e detectando onde é possível fazer igual ou melhor.

As melhores empresas serão aquelas em que a experiência pós-venda seja a melhor possível para os clientes e o feedback será o norte para todo esforço de growth hacking.

Portanto, o principal objetivo do growth em qualquer corporação é acelerar o seu processo de crescimento por meio de ações e estratégias que apostem em experimentação e tecnologia. Aquisições, aumento de receitas e retenção de clientes (satisfeitos) virão com a consequente otimização de processos após cumpridas etapas de monitoramento, mensuração de dados e cruzamento de informações capazes de obter inteligência acionável para gerar e direcionar estratégias efetivas de crescimento.

Tais estratégias podem e devem ser pensadas para traçar um equilíbrio entre lucratividade e sustentabilidade, acompanhando as tendências do atual contexto mercadológico e aproximando pessoas, dentro e fora do mundo corporativo.

O futuro do recrutamento: A revolução digital no RH
Enlizt adquire SinSalarial e Sinergia e lança sua plataforma de recrutamento e seleção de pessoas nos EUA
Pipo Saúde fecha parceria com Convenia e faz aquisição da sua corretora de saúde
Empreendedoras enfrentam desafios no mundo dos negócios
Qual o segredo do Vale do Silício?
TAGS:bannerse-mail marketingGrowth Hackingredes sociaissitestartup
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Cinco ações para empresas reterem seus talentos e lideranças
Próximo Artigo Fevereiro 2023: Indicação de 3 Notebooks Quer saber quais são as 8 tendências do RH?
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Em um mundo VUCA, RH assume papel estratégico: tese de executiva é reconhecida entre as melhores da USP
Gestão
22/05/2025
4 benefícios diferentes que as empresas oferecem aos colaboradores
Benefícios
22/05/2025
Responsabilidade social corporativa como cultura viva: construindo propósito e impacto real
Colunistas
22/05/2025
Inteligência artificial avança no RH e transforma o recrutamento nas empresas brasileiras
Soluções para RH Tecnologia
21/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

GestãoNegócios

As diferenças entre clima e cultura organizacional

21/12/2022
Negócios

E-commerce deve crescer 12% e faturar R$ 59,9 bilhões

26/12/2016
Negócios

Revelo adquire duas startups no México e expande atuação na América Latina

14/06/2022
Negócios

Escola de idiomas amplia atuação na área de educação

25/05/2017

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up