Um trabalhador que fica muito tempo exposto a um ambiente poluído pode desenvolver diversas doenças como alergias e doenças respiratórias graves
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar é uma das maiores ameaças à saúde humana, matando cerca de 9 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Segundo uma pesquisa divulgada pela revista científica norte-americana The Lancet, que avaliou a qualidade ambiental do ar (QAI), interno e externo, antes da pandemia, em 2019, a poluição resultou em pelo menos uma a cada seis mortes naquele ano. Além disso, estipula-se que cerca de 800 mil pessoas morreram, devido à má qualidade interna do ar em seu ambiente de trabalho.
Ou seja, não é apenas o ar externo, cheio de gases tóxicos e fumaças poluentes, que resulta em problemas de saúde e seus agravantes para a população, a qualidade do ar em ambientes fechados também deve ser motivo de preocupação para o governo, os empresários e até mesmo em casa. Devido a isso, desde 2003, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou a Resolução nº 09, de 16 de janeiro, onde estabelece diversas orientações técnicas sobre os padrões de referenciais de qualidade do ar interior, em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo. Nela, foi estabelecido que não apenas órgãos governamentais, mas empresas privadas podem ser vistoriadas para análise da QAI, e os prazos de limpeza e análise ambiental do ar interno, que vão de mensal a semestral.
Os efeitos da poluição em ambientes fechados
Quando uma pessoa fica muito tempo exposta a um ambiente poluído, ela pode desenvolver diversas doenças nocivas, como câncer de pulmão, derrames, doenças cardíacas, alergias e doenças respiratórias, pneumonia e, inclusive, diabetes. Os primeiros sintomas de que o ambiente interno não está saudável para o exercício laboral é quando há grande queixa ou afastamento de funcionários por alergias ou doenças respiratórias. Os sintomas mais comuns relacionados à climatização poluída são dor de cabeça, irritação na garganta, nariz e olhos, resfriados corriqueiros, infecções, crises alérgicas frequentes, como rinite, sinusite e bronquite.
Isso indica que a higiene inadequada de ambientes fechados pode comprometer a produtividade dos colaboradores, pois estão expostos a um ambiente insalubre e que pode resultar em doenças e afastamentos, que poderiam ser evitados pela manutenção correta e regular dos aparelhos climatizadores. Além disso, a QAI ruim pode afetar também a fidelidade dos clientes ao estabelecimento, visto que, ao se sentirem desconfortáveis naquele local, podem acabar não voltando ou mesmo gerando um marketing negativo para a empresa, resultando em queda das vendas.
Como evitar uma QAI ruim no ambiente de trabalho?
Para evitar maiores prejuízos, seja pelo frequente afastamento dos colaboradores por motivos de doença, seja pelo desconforto dos clientes, é importante manter uma manutenção regular nos aparelhos de ar-condicionado da empresa. Além disso, é importante realizar uma higienização dos ambientes diariamente, como a limpeza de salas, mesas, cadeiras e demais móveis. Investir em um purificador de ar é outra medida que auxilia na manutenção de uma boa QAI, visto que ele é capaz de remover uma boa quantidade de poeiras, germes, ácaros, vírus e bactérias presentes no ambiente.
Fazer uma avaliação da qualidade do ar semestralmente, conforme indicado pela Anvisa, pode melhorar não apenas a vida dos colaboradores, mas da empresa como um todo, visto que atuar em um ambiente saudável contribui para aumentar a dedicação dos colaboradores, que se sentem cuidados e respeitados.