Quando devo me relacionar com o chefe nas redes sociais?

As mídias sociais desempenham um papel importante na vida cotidiana de trabalho

Todo mundo já deve ter feito esta pergunta. Ainda mais que lidar com o chefe no trabalho não é tarefa nada fácil. Se no ambiente profissional a tarefa já é complicada, imagina no ambiente virtual! Fizemos um guia para você lidar com seu chefe ou superior sem problema nenhum!

Uma pesquisa da Randstad confirma que 86% dos profissionais brasileiros estão conectados com colegas de trabalho nas redes sociais pessoais – os brasileiros bateram o recorde na lista dos 33 países analisados. Quando a conexão é com o chefe, a coisa muda. Somente 58% das pessoas estão conectadas com eles nas redes sociais.

Mas a pergunta que não quer calar é devo ou não adicionar o chefe nas redes sociais? Aqui vão algumas dicas para você:

  • Facebook e Instagram são redes que requerem mais intimidade. Você tem que ter uma relação próxima, fora do ambiente de trabalho para convidar seu chefe.
  • Dependendo da sua privacidade, o que você publicar está visível para certas pessoas, portanto, é preciso ter cuidado com os erros de gramática, para não falar mal da empresa, chef ou colega de trabalho.
  • Se você tiver uma reunião em uma empresa, não faça chek-in se a reunião for, por exemplo, confidencial.
  • Pega mal se expor com comentários racistas, preconceituosos e com discussões políticas. Você tem liberdade para dizer o que pensa, mas mantenha uma postura equilibrada!
  • Fazer uma conexão com clientes, pode ser uma forma interessante de relacionamento. Vale lembrar que é preciso ter uma relação próxima o suficiente para fazer o convite.
  • Postar fatos positivos sobre a empresa mostra que você é um colaborador engajado. Um evento da firma, uma ação social interessante, brinde que você achou legal são motivos para postar. Não se esqueça de filtrar o que é público do privado.
  • Em uma rede B2B como o LinkedIn serve para postar assuntos profissionais, lá você pode compartilhar notícias e comentários tanto sobre a empresa quanto sobre o setor que você trabalha.
  • No LinkedIn você pode se conectar com pessoas que tenham interesses semelhantes aos seus ou que trabalham no mesmo setor para trocar ideias. A rede também é uma boa opção para puxar conversa com colegas de trabalho que você não tem muita intimidade.

Agora você sabe no que deve prestar atenção ou não nas redes sociais. Você tem mais alguma dica?

Por Bernd Korz , CEO da plataforma alemã de vídeo multilíngue alugha.