Liderança Sincronizada: Dance na frente para engajar sua equipe
“Por que os líderes precisam dançar primeiro?” Talvez essa pergunta possa soar um pouco inusitada em um artigo de negócios, mas prometo que faz todo o sentido. E, se você permitir-me, vou mostrar-lhe exatamente porquê.
Uma pesquisa recente da Universidade de Harvard (2023) colocou holofotes sobre uma verdade que, embora óbvia, é muitas vezes ignorada. A dança do engajamento nas empresas precisa começar pela liderança.
Agora, você deve estar se perguntando: “Por que estamos falando sobre dança em um contexto corporativo?” Pois bem, pense no engajamento como uma dança. Uma dança sublime, meticulosamente coreografada que precisa do compromisso de todos para que a performance seja esplêndida. Nessa grande pista de dança que é a empresa, os líderes são os primeiros dançarinos, os que ditam o ritmo, os que guiam os movimentos.
Imagine uma situação em que os líderes se esquivam do ritmo ou, pior ainda, tentam dançar ao som de uma música totalmente diferente. Confusão garantida, não é mesmo? Pois é exatamente assim que funciona o engajamento: se os líderes não estão engajados, toda a equipe acaba dançando fora do ritmo.
O estudo de Harvard analisou 500 empresas globais e constatou que, quando a liderança não está engajada com a cultura e estratégia organizacional, os colaboradores também tendem a não se engajar. Por outro lado, nas empresas onde os líderes abraçam a música e dançam primeiro, os colaboradores também entram na dança, apresentando maior satisfação, produtividade e, sim, engajamento.
Em outras palavras, a chave para o engajamento dos colaboradores é ter uma liderança que dança na frente, mostrando que não tem medo de suar a camisa e está verdadeiramente comprometida com a melodia da empresa.
Mas o estudo também revelou que não basta apenas a liderança dançar. É preciso dançar bem. Líderes que não estão alinhados com a cultura da empresa ou que tentam impor um ritmo que não se encaixa na melodia existente podem causar mais desengajamento do que engajamento.
Então, a mensagem para os líderes é clara: antes de pedir aos seus colaboradores para se engajarem, certifique-se de que você mesmo está dançando conforme a música. Sua equipe vai seguir seu exemplo. Afinal, todos preferem dançar ao som de uma boa melodia, liderados por quem realmente sabe o passo.
Então, caros líderes, aqueçam-se, escolham a melodia certa e… vamos dançar!