A lista Linkedin Top Startups listou as 15 empresas de tecnologia que estão em alta no país. HR Techs, Health Techs e Fintechs que entraram na lista oferecem soluções para o setor
A Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, está entre as Top 3 startups que mais estão se destacando em inovação, gerando interesse e atraindo os melhores talentos segundo a lista Linkedin Top Startups 2022.
Algo inédito é que, além da HR Tech, outras cinco startups que aparecem na lista também oferecem soluções para a área de Recursos Humanos, mas nem todas atuam diretamente no setor de RH.
O mais recente relatório da plataforma de inovação Distrito aponta que foram identificadas 408 startups voltadas a soluções para recursos humanos no país, sendo que mais da metade delas nasceu nos últimos sete anos.
Outro dado que chama a atenção é que o setor vem sendo alvo de importantes investimentos desde 2019. Apenas naquele ano, as startups brasileiras deste setor receberam US$ 350,2 milhões. Já entre janeiro e maio deste ano, o volume já era de US$ 219,2 milhões, o equivalente a 62,6% do registrado há três anos.
Confira a relação completa das empresas abaixo e como estão incentivando a inovação no setor:
Gupy
A Gupy foi uma das primeiras empresas a usar o termo HR Tech no Brasil. Criada em 2015 por Mariana Dias, Bruna Guimarães, Guilherme Dias e Robson Ventura, é pioneira na aplicação de inteligência artificial no processo de Recrutamento & Seleção no país. A empresa, que tem mais de 3 mil clientes e cerca de 27 milhões de usuários, oferece soluções para Recrutamento & Seleção, Admissão Digital e Educação Corporativa. Recentemente, aprimorou o seu produto de R&S com duas novas ferramentas: as soluções de diversidade para recrutamento e o CRM de Talentos.
No segundo semestre de 2022, a Gupy alcançou a marca de 1 milhão de pessoas contratadas por meio da sua plataforma de Recrutamento & Seleção; apenas em 2021, foram mais de 430 mil contratações realizadas, 43% do total de pessoas contratadas desde a sua criação.
“Alcançar a marca de 1 milhão de pessoas contratadas, no cenário econômico que estamos vivendo, nos faz refletir que estamos no caminho certo e que podemos fazer muito mais para melhorar a empregabilidade no Brasil e no mundo. Porém, tudo isso só é possível graças às mais de 3 mil empresas clientes que usam a Gupy para contratar e capacitar milhares de pessoas todos os meses. Para aumentar este impacto, estamos inovando constantemente para que o profissional de RH tenha o poder e a tecnologia que toda empresa precisa”, enfatizou a CEO e cofundadora da Gupy, Mariana Dias.
Alice
A Alice é uma gestora de saúde que está reconstruindo a arquitetura do sistema de saúde suplementar brasileiro com atenção primária, coordenação de cuidado, tecnologia e modelo de pagamento baseado em valor (do inglês, value-based healthcare).
Para ajudar colaboradores de empresas a ficarem mais saudáveis, a Alice disponibiliza o Score Magenta, índice individual de saúde, criado por profissionais da healthtech a partir de protocolos científicos. Ele funciona como uma espécie de termômetro para medir níveis de saúde mental, alimentação, atividade física, hábitos saudáveis, sono e qualidade de vida, e é aplicado no próprio aplicativo da startup.
Para o membro, o Score Magenta serve como uma ferramenta de autocuidado. É com base nele que a inteligência artificial da Alice sugere um plano de ação, permitindo que a pessoa saiba no que focar. Já para a empresa, o Score funciona como um mapa de saúde, ajudando-a a identificar – por meio de dados agregados e anonimizados – pontos de atenção e cuidado.
Caju Benefícios
Fundada em 2020 por Eduardo del Giglio (CEO) e Renan Mendes (CTO), a Caju nasceu com o propósito de transformar o RH das empresas brasileiras por meio de soluções tecnológicas. Hoje, 11 mil companhias de todos os portes e regiões do Brasil usam o cartão da Caju, que é bandeira Visa, para pagar diferentes tipos de benefícios aos seus colaboradores.
O cartão Caju une benefícios de 7 categorias diferentes, como alimentação, refeição, cultura e transporte. Tudo isso em carteiras separadas e organizadas conforme a nova legislação do mercado de benefícios. Além disso, com o time de tecnologia crescendo dia após dia, a Caju aposta na expansão de portfólio em direção a ofertas que entregam mais valor integrado para o RH. As apostas são principalmente em produtos SaaS que possibilitem que o RH faça a gestão integrada da carteira de benefícios, premiações e, ainda, que possa contratar parceiros de saúde e bem-estar com condições especiais via Caju.
Flash
A Flash é a primeira e maior empresa de benefícios flexíveis no Brasil. A companhia brasileira oferta soluções dentro do segmento de beneflex e despesas corporativas, possuindo a proposta de valor que impacta positivamente as duas pontas da cadeia: empresas e colaboradores. As companhias, por meio de uma plataforma intuitiva e prática, podem gerenciais benefícios e gastos corporativos de maneira ágil e com todo respaldo jurídico necessário, levando em conta políticas internas, acordos sindicais e todas as variáveis legais.
Já os funcionários possuem como grandes aliados o cartão com bandeira Mastercard, aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos e o aplicativo mobile da Flash (versão iOS e Android), onde ele pode acompanhar todas as informações de seus benefícios e ganhar ainda mais poder de compra com os mais de 200 parceiros da Flash, como Uber, Buser, Deezer, Spotify, Google Play, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok, Livraria da Vila, Casa Riachuelo, Shoptime, Americanas, Casas Bahia, Assaí Atacadista e muitos outros.
Onze
A Onze é uma Prev Tech e HR Tech com uma solução inovadora de previdência privada e saúde financeira para empresas e colaboradores. Pela primeira vez nesse mercado, a gestão do benefício de previdência pelo time de RH pode ser feita de forma descomplicada e 100% digital, sem burocracia e uso de papelada.
Já os colaboradores têm acesso a um aplicativo intuitivo, grade com mais de 200 fundos diversificados para todo perfil de investidor e uma solução completa de saúde financeira que dá acesso a check-ups financeiros periódicos, consultas individuais com planejadores e uma plataforma com milhares de vídeos sobre finanças.
“Aqui na Onze temos a missão de ajudar os brasileiros a construírem um melhor futuro financeiro. Isso acontece quando conseguimos motivar empresas a serem parte deste objetivo, efetivamente incentivando seus colaboradores a pouparem e buscarem uma relação melhor com o dinheiro. Mas entendemos que nossa solução só faz sentido quando todo mundo sair ganhando. E isso, é claro, inclui o RH. Por isso, fizemos questão de desburocratizar todo o processo de adesão e gestão do benefício e criar uma área logada intuitiva para poupar tempo do pessoal de Recursos Humanos. Também queremos cuidar de quem cuida.”, afirma Antonio Rocha, CEO e cofundador da Onze.
Pipo Saúde
A Pipo Saúde é uma corretora que oferece o melhor cuidado de saúde para empresas e suas pessoas, e usa tecnologia e dados para transformar como as companhias cuidam da saúde de seus times. Fundada há três anos por Manoela Mitchell, Vinicius Correa e Thiago Torres, a healthtech nasceu com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH de empresas e dos seus funcionários com os benefícios de saúde.
“A gente quer cuidar da saúde para deixar o RH cuidar das pessoas e do seu negócio. Isso vai desde a escolha dos benefícios de saúde, com um mapeamento profundo das necessidades de cada cliente, passando pelo atendimento humanizado dos nossos profissionais de saúde que oferecem o melhor cuidado para cada pessoa”, explica Thiago Torres, cofundador e VP de Clientes. Além do Top Linkedin Startups, em 2022, a Pipo Saúde ganhou ainda o Prêmio Think Work Flash Innovations, na categoria Employee Experience (com o Pipoverso, o seu offisite), e foi escolhida como uma das 100 Startups to Watch pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.