Muito se fala sobre a necessidade de ter uma mentalidade digital e de mudar o mindset para se adaptar ao novo cenário do mercado de trabalho, que tem se tornado cada vez mais tecnológico. Para muitos, principalmente para os que não atuam na área da tecnologia, paira a dúvida sobre o que de fato é pensar de forma digital.
O Diretor Acadêmico da Digital House, Edney Souza, conhecido no mundo digital como “Interney”, explica quais são as quatro mentalidades para uma pessoa transformar o pensamento e começar a se tornar digital:
Programador: Ter a capacidade de analisar algo e quebrar em pequenas tarefas para automatizar, esse é o mindset do desenvolvedor de software. Quando uma pessoa com essa mentalidade recebe uma tarefa pela primeira vez, ela a faz; na segunda, se for um trabalho manual, faz reclamando; na terceira ela desaparece e quando você se dá conta, ela está descobrindo um jeito para automatizar aquela demanda.
UX Designer: É a mentalidade de quem pensa “Que problema desse usuário estou resolvendo? Em que estou tornando a vida dele mais fácil?”. Às vezes seguimos os processos e burocracias da empresa e fazemos o de sempre, mas não estamos preocupados com o usuário. Essa pessoa terá o mindset para desenvolver alguma ferramenta para melhorar a experiência desses clientes.
Dados: Fala-se muito sobre dados serem o novo petróleo, mas não temos refinarias em casa. Se o dado não tem muito valor para você, não terá para as empresas também. Quem possui essa mentalidade saberá qual valor dessa informação, não deixará que a máquina decida por ela e usará os dados oferecidos para analisar todo o cenário e tomar uma decisão.
Marketing Digital: Ter a capacidade de contar histórias. Essa habilidade não é só para quem vende produtos e serviços, dentro da sua empresa você passou a vida inteira pensando que seu chefe não entendia o que você fazia, mas quando apresentava um projeto novo, só apontava os detalhes técnicos. Desenvolver este mindset ajudará a contar para ele uma história explicando como lucrar mais, como fazer para o consumidor fique mais feliz e compre mais. Se você não aprende a contar histórias, não venderá projetos dentro da empresa.
“Ser digital não é uma característica apenas daqueles que trabalham com tecnologia. Hoje todo mundo precisa ter uma mentalidade de programador, pegar tarefas e repartir em pequenas partes, descobrir como automatizar, isso independe da área em que atua. Quem mergulhar nessa mudança, terá mais sucesso no mercado de trabalho atual”, esclarece o Diretor.