Quatro etapas para encontrar os melhores candidatos do mercado

Não esqueça de que o foco da conversa deve ser as competências técnicas e comportamentais da vaga em questão

 Quatro etapas para encontrar os melhores candidatos do mercado

Para realizar as melhores contratações e manter altas as taxas de retenção de talentos, é preciso contar com um processo eficiente de recrutamento e seleção. Para garantir o sucesso dessa missão, existem quatro etapas principais que podem garantir o êxito na tarefa. Confira:

Planejamento: após a triagem do currículo e a convocação para a entrevista, é importante fazer a análise do perfil do candidato, anotando as dúvidas que possam existir sobre ele. Depois, é hora de elaborar o roteiro da entrevista de acordo com o perfil da vaga.

Apresentação: agradeça a presença e faça comentários leves para deixá-lo à vontade. Depois apresente a empresa e fale um pouco sobre você, além de esclarecer qual o objetivo e o tempo da entrevista, avisando-o se for fazer anotações e o porquê de fazê-las.

Entrevista: lembre-se que você fez anotações prévias sobre o candidato, então é hora de usá-las. Não esqueça de que o foco da conversa deve ser as competências técnicas e comportamentais da vaga em questão. Neste ponto, você pode falar da carreira, da empresa, área e liderança – e saiba como o candidato pensa no futuro.

Conclusão da entrevista: não esqueça de falar mais um pouco sobre como a vaga é importante para a estrutura da empresa. Tire todas as dúvidas do candidato e seja transparente sobre as próximas etapas do processo. Agradeça a presença e avise que haverá um feedback.

Por Henrique Calandra –  fundador da WallJobs