MarketingOpinião

Quem não é visto não é lembrado: como marcar de uma vez por todas a sua presença no digital?

Vale lembrar que marcar sua presença digital não reside na oferta de mercadorias ou serviços, mas sim em mostrar que você é um especialista no assunto e está disposto a ajudar.

Por Fernanda Nascimento – fundadora e diretora da Stratlab Planejamento Estratégico e Marketing Digital  

Para cada finalidade, existe uma plataforma. E para ver e ser visto em qualquer uma delas, é preciso estar presente. Foi-se o tempo que as conexões profissionais estavam restritas aos eventos e congressos. Hoje em dia, as mídias sociais operam um papel fundamental nas interações humanas, conectando grupos de interesses e realidades semelhantes. Absolutamente tudo pode acontecer no virtual. Desde a geração de leads, até o surgimento de pautas e discussões sobre as diferentes áreas do mercado de trabalho. E é neste contexto, que falar sobre o LinkedIn é imprescindível.

A rede, líder em seu segmento, se tornou o lugar ideal para ampliar a visibilidade de agentes do mercado, elevar as relações entre pessoas e fortalecer laços entre cliente e marca. E por se tratar de um espaço que aproxima candidatos, contratantes e colegas de profissão, ganhou relevância no B2B. No entanto, ter um perfil ativo não é o bastante. Partilhar experiências e conhecimento, através de conteúdos de qualidade, em uma frequência estratégica e saudável, é muito importante para ganhar destaque em meio à multidão.

Mas não é necessário ter milhares de seguidores para conquistar seu espaço e gerar influência. A partir do momento que você tem algo a dizer, alguém com certeza estará disposto a ouvir. E suas vivências e opiniões sobre a realidade da sua profissão podem resultar em conteúdos inteligentes e engajamentos.

Desde que a sua experiência esteja alinhada às estratégias corretas.

Do perfil à presença – Dando início à geração de autoridade em seu segmento

Não é novidade que novas ferramentas exijam novos vocabulários. Nas redes, a máxima funciona igualmente. Para se comunicar com sucesso, no LinkedIn e na vida, é fundamental reconhecer seu interlocutor. Investigar sua realidade e compreender quais são as melhores maneiras de se posicionar diante dele, é o primeiro passo para iniciar diálogos frutíferos. Nesse sentido, é necessário identificar a persona do seu perfil. Ou seja, o cliente com o qual ele se comunica.

A partir daí o caminho não é fácil, mas é cheio de descobertas! Sua persona tem dores, insatisfações, curiosidades e desejos que podem ser contemplados pelo conteúdo ou pelas soluções que você oferece. Por isso, é fundamental que elas saibam dos benefícios que você pode trazer às suas vidas.

Vale lembrar que marcar sua presença digital não reside na oferta de mercadorias ou serviços, mas sim em mostrar que você é um especialista no assunto e está disposto a ajudar. Afinal, nesse exato momento, milhares de pessoas estão comprando algo porque confiam na opinião de profissionais e não porque estiveram em contato com propagandas de produtos.

Nesse contexto, todo cuidado é pouco. O que acontece na internet, não fica na internet e as reverberações de um posicionamento polêmico podem influenciar negativamente na sua imagem da mesma maneira que um perfil negligenciado. Portanto, gerenciamento vale ouro!

Mantenha sua página atualizada e se preocupe em postar temas relevantes, seja pela atualidade ou pelo impacto. Vale a pena manter seu público atualizado sobre falas, participações e seminários, além de repostar publicações nas quais você foi mencionado. Se preocupe também com a qualidade das imagens e dos textos. É importantíssimo ter em mente os elementos que chamam a atenção e ganham a credibilidade do público-alvo.

E, principalmente, saiba se posicionar.

Uma mensagem caminha nas entrelinhas e, por esse motivo, precisa de toda atenção. A escolha do assunto diz muito sobre seu posicionamento, mas a mensagem final diz muito sobre o seu caráter. Os clientes contemporâneos possuem uma grande característica: eles precisam se conectar com os seus valores. Dados consistentes são importantes por gerarem confiança, mas as pessoas estão procurando ampliar seu networking e adquirir soluções daqueles que pensam, sentem e acreditam nas mesmas coisas que elas.

Não existe solução mágica para bombar nas redes, mas existe uma estratégia fundamental para ganhar destaque. Não tenha medo de ser autêntico. Mantenha o profissionalismo. Exercite as relações 1 a 1. Disponibilidade, empatia e interesse geram boas relações em qualquer plataforma. E é claro, quem não é visto, não é lembrado. Portanto, esteja em todos os lugares!

Botão Voltar ao topo