Especialista destaca que mudanças tecnológicas e comportamentais do mercado exigem profissionais altamente capacitados, independente do setor.
Todo fim e início de ano começam com promessas, especialmente no âmbito profissional. Não importa qual a área de atuação, todos almejam avançar na carreira. Talvez o foco não seja um cargo de liderança, mas independente da busca, desenvolver habilidades e competências é essencial para o sucesso.
“Com tantas mudanças no mercado de trabalho, os recrutadores estão cada vez mais exigentes. O que antes era essencial para a contratação, como mostrar experiência e boas competências técnicas na área, hoje já não é suficiente. É preciso compreender e lidar com as atualizações do mercado, desenvolvendo habilidades socioemocionais”, aponta Maria Eduarda Silveira, fundadora da consultoria de recrutamento especializado e desenvolvimento organizacional Bold HRO e atuante como headhunter – profissional especializado em caçar talentos para as empresas.
Para ajudar a alavancar a carreira profissional ou até mesmo mudar de ramo no próximo ano, confira as dicas valiosas a seguir:
Tenha um objetivo bem definido
Ter sucesso e avançar na profissão é uma vontade válida, porém, ela é muito ampla e pode significar diversas ideias diferentes. Foco e determinação são palavras-chave, pois mostra garra e ambição para se chegar aonde deseja e é exatamente isso que as companhias valorizam: profissionais competentes, que tenham visão, objetivos e atitude para alcançá-los. Por isso, um plano de carreira reúne suas metas e objetivos. É muito eficiente, especialmente, se o profissional está meio perdido no momento e ainda não sabe muito bem o que esperar do futuro. É preciso colocar no papel a área, o cargo desejado, salários, pesquisas e tudo que possa ajudar a alcançar os objetivos.
Invista no desenvolvimento de novas habilidades
Definido o plano de carreira, é importante entender o que o mercado de atuação está buscando, para ser assertivo na escolha. Maria Eduarda destaca que as mudanças no mercado de trabalho afetaram significativamente a forma como os processos corporativos funcionam. A tendência é que os headhunters fiquem ainda mais exigentes e os profissionais precisem de aprendizado e atualização contínuos para acompanhar as modificações. Um bom exemplo é a exigência do inglês e/ou outros idiomas em diferentes cargos, não somente para multinacionais, já que empresas nacionais estão se globalizando.
Além do idioma, é importante pesquisar o que a sua área de interesse está pedindo e tirar um tempo para aprimorar suas habilidades socioemocionais e relacionais, essas estão com tudo no mercado de trabalho. Caso não tenha acesso a cursos pagos, vale verificar em sites de cursos online ou plataformas como o Youtube, pois a internet segue como ótimo lugar para ampliar conhecimentos.
Tire o melhor dos feedbacks
Geralmente as empresas devolvem os mais variados tipos de feedbacks, sejam eles positivos ou negativos e para avançar na profissão, é preciso ouvir os dois. Contar com o suporte de outros profissionais experientes para avaliar o seu crescimento e direcionar os esforços é uma excelente maneira de manter o foco no plano de carreira.
Invista da sua marca pessoal
Lembra da frase que diz: “quem não é visto, não é lembrado”? É exatamente este o ponto. Seja visto por aqueles que podem ajudar no crescimento profissional. Mostrar proatividade, criatividade e motivação. Tomar iniciativa para destacar o trabalho e mostrar o entendimento do assunto. Claro, é importante subir sem prejudicar nenhum colega.
Contudo, é preciso ter cautela nas redes sociais, afinal, ali está a sua marca registrada. Não importa para onde você vá ou de qual empresa você veio, você é a sua marca e as mídias sociais se tornaram a porta de entrada para que ela seja vista, o Linkedin é um ótimo exemplo disso na atualidade. Dito isto, manter uma postura profissional e ética é de extrema importância para ser visualizado da forma adequada pelas companhias e colegas de profissão.
Mantenha uma rede de networking
E já que o Linkedin foi citado, por que não usá-lo novamente a favor da imagem profissional a ser endereçada ao mercado? Montar uma rede de networking consistente com a área almejada é fundamental. Não só online, mas presencial, participando de eventos, palestras, cursos e até mesmo happy hour – por exemplo.
Muitas vezes deixamos de ir aos encontros por vergonha, medo de ser interpretado errado ou até mesmo julgado como “interesseiro”, mas ter interesse não é o problema. Para quem almeja ter sucesso profissional, contatos fazem a diferença atualmente e muitas oportunidades surgem de uma conversa corriqueira e, quem sabe, até mesmo de uma simples indicação. Se você tiver dúvidas, pergunte aos que costumam frequentar estes locais. Ao ir nos encontros, se mostre interessado na história do outro com perguntas relevantes sobre carreira e vida pessoal.